Informações do curso Técnico em Segurança do Trabalho - Subsequente
E-mail da coordenação: coordenacao.tst.gv@ifmg.edu.br
Ato Legal de Criação: Resolução nº 34 de 17 de junho de 2011
Ato Legal de Autorização: Portaria nº 497 de 27 de junho de 2011
Nível: Técnico
Curso: Segurança do Trabalho
Modalidade de ensino: Presencial
Modalidade oferecida: Subsequente
Requisito para ingresso: Ensino médio completo
Turno: Noturno
Duração: 1,5 anos
Vagas ofertadas: 40 (por ano)
Regime de matrícula: Semestral/ por módulo
Formas de ingresso: Processo seletivo e transferência
Eixo tecnológico: Segurança
Coordenadora: Profª. Kênia Faria Brant
Vice-Coordenadora: Profª. Maria Terezinha Silva Neta
Contato: (33) 3022-7800 | Ramal 7812
Local: Avenida Minas Gerais, 5189, Ouro Verde. Governador Valadares - MG
Descrição básica do curso e perfil do profissional:
O técnico em Segurança do Trabalho está apto para atuar como o profissional responsável por identificar e controlar riscos ocupacionais, além de realizar vistorias, perícias e emitir pareceres sobre as condições de trabalho. Também pesquisa e aplica técnicas que melhoram a qualidade de vida dos trabalhadores e do meio ambiente, atuando na prevenção de acidentes, doenças do trabalho e impactos ambientais.
O curso subsequente é organizado em módulos (semestrais) com carga horária total de 1200 horas e duração mínima de 3 semestres.
Técnico em Segurança do Trabalho
É o profissional que tem a principal função de promover ambientes de trabalho seguros, saudáveis e produtivos.
O que faz?
- Atua no gerenciamento de riscos ocupacionais, identificando, avaliando e classificando os riscos, e implementando medidas de prevenção e proteção que promovem a qualidade na vida dos trabalhadores.
- Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho; participa de perícias e fiscalizações e integra processos de negociação, elaborando laudos técnicos, relatórios e documentos relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho (SST).
- Integra o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) que atua em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) em ações de saúde e segurança dentro de empresas.
- Propõe medidas de prevenção e controle para evitar atos inseguros, gerenciando riscos de acidentes e doenças do trabalho, bem como, orienta quanto a necessidade de utilizar os equipamentos de proteção individuais e coletivos e, suas aplicações específicas operacionalizando ferramentas básicas de sistema de gestão em SST.
Área de atuação: O técnico em Segurança do Trabalho poderá atuar em diversos setores econômicos, em empresas de pequeno, médio e grande porte. Em geral, fábricas de alimentos, construção civil, hospitais, empresas comerciais e industriais, grandes empresas estatais, mineradoras e de extração. Também pode atuar na área rural em empresas agroindustriais.
Laboratórios: O laboratório de Segurança do Trabalho do Campus Governador Valadares conta com instrumentação técnica para a realização de práticas baseadas em diretrizes das diferentes Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da legislação previdenciária. Além de proporcionar ao aluno a prática didático-pedagógica necessária ao bom desempenho profissional, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
Documentos:
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
Parecer Técnico-pedagógico PROEN/REITORIA nº 04/2012
Portaria nº 4027/IFMG, de 09 de Julho de 2025 – Colegiado do Curso
