Notícias
07 de abril – Dia Mundial da Saúde
Por Prof.a Ms. Maria Terezinha Silva Neta
O dia 7 de abril celebra o dia Mundial da Saúde. Este ano, o Ministério da Saúde adotou como tema “Imunização e Vacinação” para celebrar o dia Mundial da saúde, com intuito de alertar e conscientizar pessoas de sua importância. Para tanto, o Sistema Único de Saúde (SUS) vem vacinando gratuitamente crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes para garantir a proteção da população contra 18 doenças. Entretanto, baixas taxas de vacinação tem trazido preocupações quanto ao tema e permitido a notificação de doenças que já se consideravam erradicadas no Brasil.
Mesmo com tamanha importância para a saúde pública, vale lembrar que, além das vacinas, há diversos fatores que determinam a saúde de um indivíduo. De tal modo, comemorar o dia Mundial da Saúde, objetiva lembrar as pessoas que a saúde não pode ser entendida apenas como ausência de doença, mas conforme conceito definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), deve ser percebida como um estado de equilíbrio, “completo bem estar físico, mental e social”.
Pensar na saúde como um estado de bem estar, reforça a necessidade da manutenção da qualidade de vida e o emprego de boas práticas em saúde como alimentação saudável e equilibrada, atividade física regular, evitar os vícios, dormir bem e ainda ter acesso á educação, moradia, emprego, segurança e lazer. Mudar hábitos simples como trocar o refrigerante pela água, o carro pela bicicleta e o elevador pela escada, podem trazer muitos benefícios à saúde. Não se consegue saúde apenas em consultórios médicos e frascos e remédios.
Apesar de um conceito complexo, a saúde precisa ser vista como um bem que merece cuidados em que o emprego de bons hábitos agrega valor. Ter saúde significa autonomia, viver bem, estar bem fisicamente, viver bem em sociedade e consigo mesmo e envelhecer. É preciso melhorar a qualidade de vida para promover a saúde, mudar o comportamento, vacinar, prevenir doenças e por último, tratá-las se necessário.
--------------------
* Enfermeira do trabalho e mestre em Gestão Integrada de Território (MGIT/Univale). Atualmente, é professora da área de concentração em Ciências Biológicas, Meio Ambiente e Saúde do IFMG – Campus Governador Valadares. Saiba mais!
> Esta ação comemorativa integra a Agenda Verde, iniciativa do Projeto Sala Verde - Núcleo de Educomunicação Ambiental - IFMG-GV.