Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 15 anos dos Institutos Federais: semana comemorativa em Brasília
conteúdo

Notícias

15 anos dos Institutos Federais: semana comemorativa em Brasília

Entre os dias 4 e 7 de dezembro, eventos marcaram as comemorações pelos 15 anos dos Institutos Federais, na capital do país
publicado: 08/12/2023 14h56, última modificação: 08/12/2023 14h58

Uma série de atividades comemorativas aos 15 anos dos Institutos Federais foram realizadas nos últimos dias em Brasília (DF). A programação teve cerimônia do Ministério da Educação com exibição de documentário, exposição fotográfica e lançamento de selo postal dos Correios, além de sessão solene na Câmara e assinatura de convênio para implantação de rádios educativas. Até o final do mês, outras atividades estão agendadas nas unidades dos Institutos.

Criados pela Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008, os Institutos Federais hoje contam com 600 unidades, presentes em todas as unidades da Federação. Por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, oferecem uma formação humana integral a seus mais de 1,4 milhão de estudantes em cursos de qualificação profissional; técnicos; e de graduação e pós-graduação.

Cerimônia

A cerimônia de comemoração pelos 15 anos dos Institutos Federais, realizada na segunda-feira, 4 de dezembro, no Auditório do Museu Nacional da República, em Brasília (DF),  contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana. Na abertura, o ministro destacou que priorizar a educação é uma decisão política. "Nós acreditamos que o grande caminho para construir um país soberano, mais justo e com oportunidades é através da educação. Eu tenho uma admiração enorme pelos Institutos Federais e não tenho dúvida de que essa é uma das maiores políticas educacionais deste país e do mundo, pela sua excelência, pelas oportunidades e pela sua estrutura. Tenho muito orgulho dessa rede, que é um patrimônio do povo brasileiro e do Brasil”, destacou.

estudante do Instituto Federal do Pará (IFPA)Arielson Dias, representou todos os estudantes dos IFs e afirmou que a data celebra a transformação e a excelência na educação brasileira. “Desde que foram criados, os Institutos Federais têm sido os faróis e oportunidades de conhecimento e desenvolvimento para milhares de estudantes do País, assim como eu. Essa jornada tem sido marcada pela busca incessante de qualidade no ensino, na pesquisa, na extensão e na promoção de igualdade e acesso à educação, sobretudo ao ensino superior, e na formação de cidadãos e cidadãs capazes de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”, apontou.  

Houve o lançamento pelo MEC e pelos Correios do Selo Postal em Comemoração aos 15 anos da lei de criação dos Institutos Federais. O selo foi eleito no concurso realizado pelo MEC para homenagear os 15 anos dos IFs e foi criado por Aureliano Machado da Silva, servidor do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Cerimônia de comemoração dos 15 anos dos IFsProjeto multimídia – Para celebrar os 15 anos, o MEC desenvolveu o projeto multimídia “Institutos Federais, a cara do Brasil”. Foram selecionados 15 personagens, das cinco regiões do País, entre professores, técnicos, estudantes e egressos, para narrarem suas trajetórias nos IFs. A fim de contar essas histórias, o MEC percorreu o Brasil, realizando entrevistas, ensaios fotográficos e captação de vídeo com os personagens. As fotos e o documentário retratam a história e atuação dessas pessoas no cotidiano escolar e o papel transformador dos IFs na vida das comunidades em que estão inseridos. 

O Projeto inclui a Exposição “Institutos Federais, a cara do Brasil”, que ficará no Museu Nacional da República até o dia 28 de janeiro. A exposição também será levada para várias cidades dBrasil. Além disso, as histórias serão contadas nas redes sociais. Confira o primeiro caso apresentado.

Expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública 

Assinatura de acordo de cooperação com a EBCNo dia 6 de dezembro houve a Cerimônia de expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), em parceria com os Institutos Federais. Realizada no Anexo do Palácio do Planalto, a cerimônia reuniu dirigentes do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, do Ministério das Comunicações, da EBC, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e os reitores dos IFs.

O IFMG foi um dos 16 Institutos Federais que manifestaram formalmente interesse na implantação de 49 emissoras de rádio e assinaram, na ocasião, a documentação pertinente. Com a expansão da RNCP, os IFs vão criar e operar novas emissoras, retransmitindo parte da programação da EBC. A secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, destacou as potencialidades dos Institutos Federais, como a mobilização de jovens e o desenvolvimento científico e tecnológico. Ela mencionou as comemorações dos 15 anos dos IFs e acrescentou: “Essas unidades, que iniciam agora essa parceria, se preparam para contribuir com esse bem tão valioso que é a comunicação, a possibilidade de comunicação educacional, científica, cultural, de informação. Então, acho que essa potência que se vê nos Institutos estará também disponível por este canal tão importante, que é o rádio". 

Sessão Solene na Câmara

Sessão Solene na Câmara dos DeputadosEm continuidade à agenda comemorativa, o Ministério da Educação (MEC) - por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) - participou de sessão solene da Câmara dos Deputados em homenagem à criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual os IFs fazem parte. O evento ocorreu na quinta-feira, 7 de dezembro, no Plenário da Câmara. A ocasião, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques, reforçou o papel fundamental dos Institutos Federais para a transformação socioeconômica das pessoas e das comunidades. “São instituições que se destacam por sua capilaridade, estando presentes em todos os cantos deste País, levando conhecimento e oportunidade para áreas urbanas e rurais, grandes metrópoles e comunidades remotas.”, afirmou.

Próximas comemorações

14/12 (horário a confirmar)  Inauguração da galeria de ex-reitores do IFMG. Reitoria do IFMG (Belo Horizonte – MG)

11 a 15/12

Data  a ser definida

"Histórias vividas nos 15 anos do IFMG" - Divulgação de histórias e experiências marcantes ocorridas em nossos campi, divididas conosco e compartilhadas em nossas redes sociais.

 Homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aos 15 anos dos Institutos Federais. Assembleia Legislativa (Belo Horizonte/MG)

Leia mais sobre os 15 anos dos Institutos federais clicando na tag "15 anos IF", abaixo:

registrado em: