Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 22 de março - Dia Mundial da Água
conteúdo

Notícias

22 de março - Dia Mundial da Água

publicado: 22/03/2019 08h48, última modificação: 22/03/2019 08h52

* Por Prof. Ms. Fábio Monteiro Cruz

O dia 22 de março foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial da Água, a fim de destacar a necessidade de reflexão sobre a relação que temos com esse recurso tão fundamental. Sabe-se, atualmente, que do total de água existente no planeta, aproximadamente, 2,5% é doce e, dessa fração, 69% é de difícil acesso, o que já ressalta uma não tão abundante como é de senso comum na sociedade. 

Considerando a realidade atual da ocupação desordenada das bacias hidrográficas, a poluição decorrente da falta de saneamento básico das cidades e processos de produção, e a nem sempre eficaz gestão ambiental dos sistemas de meio ambiente, tem-se cada vez menor harmonia na relação demanda de água para os mais diversos usos e disponibilidade hídrica nos mananciais, gerando cenários críticos por vezes conflituosos. 

Tomando a bacia do rio Doce como exemplo, é notável como a água (ou a falta dela) impacta nossas vidas. Vivemos numa região historicamente muito modificada e com seus processos hidrológicos alterados, resultando em enchentes, secas severas e com baixo nível de qualidade da água, frequentemente. Além disso, a tragédia de Mariana acirrou ainda mais esse cenário já tão crítico, nos mostrando claramente como necessitamos repensar nossas ações e, sobretudo, a relação que temos com a água. 

Apesar de o Brasil contar com uma das políticas mais avançadas no campo da gestão da água, com sistemas, instrumentos e instâncias de gestão democrática, integrada e participativa, como os comitês de bacia, ainda há muito que se avançar nesse processo, e mesmo as pequenas ações de cada cidadão tem lugar na solução desse problema, o que reforça a necessidade de uma mudança cultural nos hábitos que envolvem a água. Evitar o desperdício através de racionalização do uso, intervenções de engenharia e recuperação ambiental das bacias e o controle do uso nas atividades econômicas é a forma mais factível de, ao longo do tempo, melhorar as condições hídricas de qualquer região. Então, sigamos juntos na busca de um futuro melhor com água como solução, e não problema na nossa sociedade moderna. 

--------------------
* Engenheiro ambiental e mestre pelo Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Ambientais UFPA/Museu Goeldi/Embrapa Amazônia Oriental. Atualmente, é professor pesquisador da área de engenharia ambiental do IFMG - Campus Governador Valadares (MG). Saiba mais!

> Esta ação comemorativa integra a Agenda Verde, iniciativa do Projeto Sala Verde - Núcleo de Educomunicação Ambiental - IFMG-GV.