Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 23 de março - Dia Mundial da Meteorologia
conteúdo

Notícias

23 de março - Dia Mundial da Meteorologia

publicado: 22/03/2019 13h45, última modificação: 22/03/2019 13h45

* Por Prof. Dr. Fúlvio Cupollilo

O Dia Mundial da Meteorologia é comemorado em 23 de março. A data celebra a técnica responsável por analisar e prever as variações climáticas da Terra. A partir do recolhimento de informações sobre a umidade do ar, pressão atmosférica, temperatura do ar, volume de chuva, entre outras. Os meteorologistas, profissionais formados no curso de ensino superior em meteorologia, conseguem traçar uma previsão da condição do clima para determinada região. Através do seu trabalho, esses profissionais ajudam a prevenir acidentes e prejuízos para os setores de serviços e produção, além de evitar que você passe frio ou pegue uma chuva desprevenido na rua.

Origem do Dia Mundial da Meteorologia

A data surgiu em 1961, por causa da celebração da criação da Organização Meteorológica Mundial - OMM, instituição que é ligada à ONU (Organização das Nações Unidas) e que existe desde 1950. Atualmente, esta organização está presente em 189 países ao redor do planeta. A OMM celebrará o Dia Meteorológico em sua sede em Genebra, na Suíça. Em 2019, o tema escolhido pela Organização Meteorológica Mundial é “O Sol, a Terra e o Tempo”.

O Sol fornece a energia que alimenta toda a vida na Terra, impulsionando as correntes oceânicas e o Ciclo hidrológico. Ele responsável pela energia que alimenta toda vida na Terra e é uma estrela, como as que podemos ver no céu noturno, mas muito, muito mais perto. Localizado a quase 150 milhões milhas da terra, é o coração do nosso sistema solar e mantém o nosso planeta quente o suficiente para que os seres vivos possam prosperar. Por mais de 4.500.000.000 anos, esta bola brilhante de plasma quente tem sido a força motriz por trás do clima e da vida na terra.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) - ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - há 109 anos, representa o Brasil na OMM, sendo o representante oficial no monitoramento do tempo e clima no Brasil. O IFMG - Campus Governador Valadares, possui Acordo de Cooperação Técnica com o INMET desde 2012, ano em que foi instalada uma Estação Meteorológica Automática para monitorar os parâmetros meteorológicos (chuva, pressão atmosférica, vento, umidade relativa, radiação solar e temperatura).

Para acessar estes dados meteorológicos de Governador Valadares, basta entrar no site do INMET.

--------------------
* Possui bacharelado e licenciatura em Geografia pela UFMG. É também especialista em Geografia Humana pela PUC-Minas, mestre em Meteorologia Agrícola pela UFV e doutor em Geografia pela UFMG. Atualmente, é professor de climatologia do IFMG - Campus Governador Valadares (MG). Saiba mais!

> Esta ação comemorativa integra a Agenda Verde, iniciativa do Projeto Sala Verde - Núcleo de Educomunicação Ambiental - IFMG-GV.