Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 23 de março - Dia Mundial da Meteorologia

23 de março - Dia Mundial da Meteorologia

por Comunicação publicado: 22/03/2023 13h55, última modificação: 22/03/2023 13h55

Por DSc. Fulvio Cupolillo
Prof. de Climatologia do IFMG-GV

O Dia Mundial da Meteorologia é comemorado em 23 de março. A data celebra a técnica responsável por analisar e prever as variações climáticas da Terra. A partir do recolhimento de informações sobre a umidade do ar, pressão atmosférica, temperatura do ar, volume de chuva, entre outras. Os meteorologistas, profissionais formados no curso de ensino superior em meteorologia, conseguem traçar uma previsão da condição do clima para determinada região. Através do seu trabalho, esses profissionais ajudam a prevenir acidentes e prejuízos para os setores de serviços e produção, além de evitar que você passe frio ou pegue uma chuva desprevenido na rua.

Origem do Dia Mundial da Meteorologia

A data surgiu em 1961, por causa da celebração da criação da Organização Meteorológica Mundial - OMM, instituição que é ligada à ONU (Organização das Nações Unidas) e que existe desde 1950. Atualmente, esta organização está presente em 189 países ao redor do planeta. A OMM celebrará o Dia Meteorológico em sua sede em Genebra na Suíça. Neste ano, o tema escolhido pela Organização Meteorológica Mundial é ““O Futuro do tempo, clima e água através das gerações”.

O ano de 2023 também marca o 150° aniversário da fundação da Organização Meteorológica Internacional, assim como o 60o aniversário do Observatório Mundial do Tempo. As comemorações terão como foco o Futuro, Juventude, Dados e Ciência com o objetivo de promover o engajamento de cientistas, tomadores de decisão e jovens, abrangendo três elementos: olhar para trás, viver o presente e olhar para frente.

O Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, há 114 anos representa o Brasil na OMM, sendo o representante oficial no monitoramento do tempo e clima no Brasil. Em nosso Campus de Governador Valadares, o Instituto Federal Minas Gerais – IFMG, possui Acordo de Cooperação Técnica com o INMET desde 2012. Instalou-se, nesse ano, uma Estação Meteorológica Automática, monitorando os parâmetros meteorológicos (chuva, pressão atmosférica, vento, umidade relativa, radiação solar e temperatura).

O IFMG DESEJA UM FELIZ DIA METEOROLÓGICO MUNDIAL A TODOS!

Conheça a página do Laboratório de Climatologia (LabClim) do IFMG - Campus GV