Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 3º Seminário Ecos no Cinema, da UFJF-GV, promove debate com o cineasta Silvio Tendler
conteúdo

Notícias

3º Seminário Ecos no Cinema, da UFJF-GV, promove debate com o cineasta Silvio Tendler

A professora de artes do IFMG - Campus Governador Valadares, Kênia Brant, integra a comissão organizadora do evento. A docente será uma das mediadoras da live com o cineasta Silvio Tendler a ser realizada na próxima quinta-feira (28), às 18h, pelo YouTube.
publicado: 25/10/2021 14h20, última modificação: 25/10/2021 14h25

Começa nesta segunda, 25, o 3º Seminário Ecos no Cinema, que reúne rodas de debates e exibição de filmes do diretor Silvio Tendler, além de um bate-papo com o próprio cineasta, referência da cinematografia brasileira. Além de conhecer mais e dialogar sobre as obras de Tendler, será a oportunidade de compartilhar conhecimentos, promovendo a integração cultural pelo viés do cinema. O evento é gratuito, e toda a comunidade pode participar, através do canal do projeto no Youtube. Clique aqui e faça a sua inscrição.

Conhecido como o o “cineasta dos sonhos interrompidos”, Tendler é responsável por obras sobre figuras históricas e marcantes da história do Brasil. Desde seu primeiro filme, em 1968, foram lançados mais de 90 longas, médias e curtas-metragens, obras que retrataram temas da memória nacional, figuras políticas como os ex-presidentes João Goulart e Juscelino Kubitschek e questões socioambientais.

Para a professora Kênia Brant, as produções de Tendler revelam, em sua maioria, importantes fatos no cenário da história social e política. “Muitas vezes como testemunha e estudioso, Tendler confronta os fatos e organiza as imagens de arquivos em interpretações cautelosas e questionadoras ao apontar os sonhos interrompidos e as histórias dos vencidos! Ainda em franca produção, é possível acompanhar a proposta tendleriana de indignação, encantamento, luta e resistência por um cinema que exprima, sobretudo, a sensibilidade humana”, relatou a docente do IFMG-GV, que também atua na organização deste evento. E finaliza: “esse encontro entre o cineasta e as nossas instituições expressa um momento de aproximação cultural com e pelo cinema, do povo e para o povo, como assim ele classifica suas produções. Será uma conversa franca e livre. É uma oportunidade ímpar essa sessão”.

O 3º seminário

Em seu quinto ano de atuação na UFJF-GV, o Projeto “Ecos no Cinema”, coordenado pelo docente Carlos Faria, do Departamento de Economia, tem por objetivo discutir a relação entre economia e sociedade na História através de filmes e documentários. A terceira edição do Seminário Ecos no Cinema contará com a exibição de três filmes de Silvio Tendler, disponibilizados pela Produtora Caliman.

Confira a programação:
Dia 25, 18h: Nas asas da Pan Am – 2020
No limite entre uma autobiografia e uma análise dos avanços e retrocessos que moveram o pêndulo da História nas últimas décadas, Nas Asas da PanAm marca os 70 anos do diretor Silvio Tendler, um dos documentaristas mais premiados do Brasil. Fiel à sua identidade como cineasta, Silvio Tendler lança um filme político em sua essência, mas onde se permitiu um olhar interior em diálogo com o mundo que o cerca. Em uma costura da própria história feita com retalhos, o diretor reflete sobre o conceito de memória, a marca do acaso em sua trajetória, as perdas ao longo do caminho e os sonhos que o movem.

Dia 26, 18h: Ibiúna, primavera brasileira – 2019
Documentário dirigido e roteirizado por Silvio Tendler, “Ibiúna, primavera brasileira” retrata uma importante memória da história nacional. Em 1968, acontecia o congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) de forma clandestina devido ao regime da ditadura militar, o que acarretou na prisão de estudantes que estavam presentes no local. Com isso os estudantes se movimentaram em um protesto que era contrário à ditadura militar. Pouco após o ocorrido, foi instalado pelo congresso o A15 que teve como base o endurecimento do regime.

Dia 27, 18h: A bolsa ou a vida – 2021
No futuro pós-pandemia da covid-19, a centralidade será o cassino financeiro e a cumulação de riqueza por uma elite ou uma vida de qualidade para todos, com menos desigualdade? O Estado mínimo se mostrou capaz de atender ao coletivo? Como garantir a vida sem direitos sociais e trabalhistas? Em qual modelo de sociedade queremos viver? O filme aborda o desmonte do conceito de bem-estar social e nos faz refletir sobre a incompatibilidade do neoliberalismo com um projeto humanista de sociedade.

Dia 28, 18h Roda de conversa com Silvio Tendler
Cineclubismo contemporâneo e a atualidade do cinema político de Silvio Tendler
Mediadores: Carlos de Faria Junior, prof do Departamento de Economia; Eduardo Parga, professor de História; Felipe Cruz, professor do Departamento de Economia da UFJF-GV, e Kênia Faria Brant, professora do IFMG-GV.

Dia 29, 18h Debate: Experiências e vivencias a partir do cinema de Silvio Tendler

Serão dez horas de atividades, com emissão de certificado aos presentes. Participe!

Clique aqui e visite o perfil do Ecos no Cinema no Instagram.


Fonte: Portal UFJF-GV