Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 8ª Semana da Consciência Negra terá programação diversificada
conteúdo

Notícias

8ª Semana da Consciência Negra terá programação diversificada

Evento tem início na manhã do dia 21/11 com mesa-redonda sobre psicologia antirracista. Confira a programação e participe!
publicado: 10/11/2023 07h38, última modificação: 18/11/2023 10h43

Entre os dias 21 e 23 de novembro, o IFMG - Campus Governador Valadares promove a oitava edição da Semana da Consciência Negra. O evento é realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) Local e compõe a III Semana Integrada da Consciência Negra do IFMG.

Mesa-redonda, oficina, roda de conversa e palestra integram a programação do evento. Todas as atividades ocorrerão no auditório da instituição, localizado à Av. Minas Gerais, n. 5189 - Bairro Ouro Verde.

Haverá emissão de certificado aos participantes. Não é necessária inscrição prévia.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

21/11 (terça-feira)

10h - Abertura

10h10 - Mesa-redonda: Psicologia antirracista
Com Sabrina Bertolini e Marte Marques Rocha

Sabrina é graduada em Psicologia pela Unileste/MG) e Pós-graduanda em Psicologia Existencial e Humanista pelo Núcleo de Estudos em Psicologia Fenomenológico Existencial e Humanista- NEPSI. É integrante do coletivo Abayomi desde 2022. Também é atriz, mãe atípica e filha de mãe branca e pai preto (Sendo esse integrante da militância negra desde a juventude).

Marte é graduando em Psicologia. Bolsista em Iniciação Científica do projeto “Identidade Étnico-Racial e Gênero: vulnerabilidade, violência e território”. Ex-estagiário do Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial (PAOPE/Univale) e do Programa Mediação de Conflitos. Membro da Comissão Estruturante - Inclusão e Acessibilidade (Univale).

13h - Oficina de Hip Hop
Com o Coletivo Deck GV

22/11 (quarta-feira)

10h - Roda de conversa: Educação antirracista
Com Débora Braga Medeiros Ferreira dos Santos, Érika Benigna e Jacqueline Françoa

Débora é graduada em Letras - Português/Inglês (Univale). Mestre e doutoranda em Linguística pela UFJF. Atua como professora substituta no IFMG-GV. Foi coordenadora pedagógica do Fisk. Possui dez anos de experiência em ensino de Língua Inglesa.

Érika é graduada em História. Especialista em Gestão Escolar. Mestra em Gestão Integrada do Território (GIT/Univale, com estudos em interseccionalidade de raça e gênero nos corpos-território. Professora da Educação Básica e coordenadora do Coletivo Abayomi GV.

Jaqueline é assistente social (Univale), servidora pública federal, Pós-graduada em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes, Serviço Social, Direitos Sociais e Competências Profissionais e História da África e do Povo Negro no Brasil pela UNB, USP e Universidade Cândido Mendes. É graduanda em Direito (Univale). Conselheira do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de GV (COMPIR) e coordenadora do Coletivo Abayomi GV, com engajamento em outros movimentos sociais.

13h15 - Projeto Diálogos: “Ordem do dia”, Rubem Braga

23/11 (quinta-feira)

19h30 - Palestra: Violência e Racismo
Com Eunice Maria Nazarethe Nonato

Eunice é bacharel em Direito pela Fadivale (1998) e graduada em Pedagogia pela Univale (1985). Mestre em Educação (2002). Realizou estágio doutoral na Universidade de Coimbra/Portugal (2009). Doutora pela Unisinos/RS (2010). Trabalha, principalmente, com os seguintes temas: educação em contexto urbano, gestão em educação, gestão de territórios, violência, educação em espaço prisional, sistema socioeducativo, inclusão/exclusão social, desigualdade social, racial, formas de pobreza e ambiente.


Para dúvidas e outras informações sobre a VIII Semana da Consciência Negra, entrar em contato com a Comissão Organizadora pelo e-mail: roberta.amorim@ifmg.edu.br.