Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluna do curso de Gestão Ambiental apresenta trabalho no maior congresso de iniciação científica do país
conteúdo

Notícias

Aluna do curso de Gestão Ambiental apresenta trabalho no maior congresso de iniciação científica do país

Monaliza de Brito expôs resultados preliminares de pesquisa voltada à verificação das ações implementadas para a recuperação do rio Doce após a tragédia da Samarco, em 2015
publicado: 09/12/2024 10h36, última modificação: 09/12/2024 10h39

“Vida ao rio Doce: medidas efetivamente adotadas (ou não) para recuperação do rio Doce na região de Governador Valadares após o derramamento de rejeitos em razão do rompimento da barragem de Mariana/MG” é o título do trabalho apresentado por Monaliza de Brito Oliveira, do 4º período do curso tecnólogo em Gestão Ambiental (TGA) do IFMG - Campus Governador Valadares, no 24º Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic-Semesp). O evento, realizado em mais uma edição de forma remota, aconteceu entre os dias 5 e 8 de novembro.

Voltado à temática do Direito ambiental, o trabalho publicado pela graduanda no Conic 2024 contempla resultados preliminares de uma pesquisa projetada que se encontra em andamento no IFMG-GV. A pesquisa exploratória de Monaliza foi realizada sob a orientação da professora Déborah Neide de Magalhães Praxedes e coorientação do professor Luciano Souto Dias, substituto na instituição entre 2023 e 2024.

“Embora sejam divulgados investimentos direcionados à indenização das pessoas prejudicadas, não são perceptíveis os resultados reais decorrentes de eventuais ações tendentes a garantir a recuperação do rio Doce. Através da investigação será possível concluir as medidas necessárias para de fato obter a recuperação do rio Doce, bem como o incentivo às pesquisas científicas direcionadas a essa área”, argumenta Monaliza na publicação.

Clique aqui para acessar o trabalho na íntegra


Sobre o Conic

Realizado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) desde 2001, o Congresso Nacional de Iniciação Científica tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico, além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

A edição de 2024 teve recorde de inscritos, com cerca de 1.800 trabalhos, 350 a mais em relação a 2023. Os trabalhos acadêmicos apresentados contemplam quatro áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais Aplicadas.

Para saber mais, acesse o site oficial: www.conic-semesp.org.br.