Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Artigo investiga conceito de paisagem de futuros professores de Geografia
conteúdo

Notícias

Artigo investiga conceito de paisagem de futuros professores de Geografia

publicado: 31/07/2018 12h51, última modificação: 31/07/2018 12h51

Espaço, região, território, paisagem e lugar. Conceitos caros aos profissionais que atuam na Geografia e áreas afins. Mais imprescindíveis ainda a professores, responsáveis por perpetuá-los em sala de aula aos estudantes.

E exatamente para identificar como futuros docentes desta área de conhecimento conceituam paisagem, Daniela Cunha, professora do IFMG - Campus Governador Valadares, iniciou uma investigação junto a graduandos de Geografia de uma instituição particular de Caratinga.

O resultado acaba de ser divulgado na Revista Geografar, periódico científico em formato eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná. O trabalho, intitulado A percepção da paisagem do município de Caratinga, MG: um olhar dos estudantes de graduação em Geografia, tem co-autoria do Prof. PhD Altino Barbosa Caldeira (PUC/Minas).

“A pesquisa fundamenta-se na Geografia Humana e Cultural, corrente geográfica pautada na filosofia fenomenológica - existencial, a qual utiliza, dentre outras, a percepção e os mapas mentais como procedimento de pesquisa. Os mapas mentais representam a paisagem percebida pelos estudantes, ou seja, um ato de consciência no qual se manifesta o que foi visto e percebido e através deles pode-se analisar qual o conceito de paisagem (natural, antrópica ou ambas) que os futuros professores de geografia estão construindo em sua jornada acadêmica”, detalha a docente.

Relevância

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) utiliza o Qualis Periódico, que é um conjunto de procedimentos que visa avaliar e classificar os periódicos (revistas científicas) e, consequentemente os artigos científicos. Os periódicos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; seguido por A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero.

A Revista Geografar (ISSN 1981-089X) está classificada pela Capes no último quadriênio do Qualis Periódicos com a nota B1 para a área de Geografia.