Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmara celebra 15 anos dos Institutos Federais

Câmara celebra 15 anos dos Institutos Federais

Sessão solene ocorreu nesta quinta-feira, 7 de dezembro, no Plenário da Câmara dos Deputados. MEC foi representado pela Setec. Dirigentes da Rede Federal também estiveram presentes.
publicado: 08/12/2023 11h32, última modificação: 08/12/2023 11h33

Em continuidade à agenda comemorativa dos 15 anos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), criados pela Lei n. 11.892/2008, o Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) — participou de sessão solene da Câmara dos Deputados em homenagem à criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual os IFs fazem parte. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 7 de dezembro, no Plenário da Câmara.

A iniciativa foi proposta pelos deputados federais Maria do Rosário (PT-RS), Reginaldo Veras (PV-DF) e Reginaldo Lopes (PT-MG). Na ocasião, o MEC foi representado pelo secretário da Setec, Getúlio Marques Ferreira. Ele recordou a história do ensino profissional desde Nilo Peçanha em 1909 — criador das Escolas de Aprendizes Artífices, destinadas ao ensino profissional primário e gratuito. Em sua fala, passou pela criação dos Institutos Federais em 2008, pelas expansões da Rede Federal, até os dias atuais.

Segundo Marques, cada passo dado pelos IFs tem sido testemunho vivo do compromisso do Brasil com a formação dos seus cidadãos, com excelência acadêmica e inovação. Também reforçou que os Institutos Federais são pilares fundamentais para a transformação socioeconômica das pessoas e das comunidades. “São instituições que se destacam por sua capilaridade, estando presentes em todos os cantos deste País, levando conhecimento e oportunidade para áreas urbanas e rurais, grandes metrópoles e comunidades remotas. Essa capilaridade garante o acesso à educação de qualidade, independentemente do local de origem dos estudantes”, afirmou.

Para apoiar e fortalecer os Institutos Federais, Getúlio Marques considerou crucial garantir recursos adequados; investir na formação continuada de professores; fomentar pesquisa, inovação e internacionalização; promover inclusão e equidade; e, por fim, priorizar a educação profissional de nível médio. “Que os Institutos continuem a ser faróis de conhecimento, transformação e inclusão, impulsionando o desenvolvimento do nosso País, e que possamos iluminar o Brasil com pelo menos 1000 campi dos Institutos Federais”, desejou. Atualmente, os IFs são 680 unidades.

A presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitora do IF Sertão-PE, Maria Leopoldina Veras, destacou a importância da educação profissional como instituição de educação pública de qualidade que prepara os jovens para o mercado de trabalho. Também pontuou a importância da parceria tanto da sociedade como dos parlamentares para que os IFs continuem sendo porta de acesso à transformação do Brasil.

Assista ao vídeo da transmissão

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec
Fotos: Moacir Evangelista/Conif