Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus é parceiro em concurso de Língua Portuguesa e Matemática da SMED

Campus é parceiro em concurso de Língua Portuguesa e Matemática da SMED

Alunos serão avaliados em outubro. Objetivo da Secretaria Municipal de Educação (SMED) é estimular os alunos aos estudos e melhorar o desempenho da rede
publicado: 02/10/2018 11h58, última modificação: 02/10/2018 11h58

Um universo de 3.381 alunos – entre 11 e 15 anos – do sexto ao nono anos do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino entram na reta final do I Concurso de Língua Portuguesa e Matemática, promovido pelo Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Governador Valadares em parceria com o IFMG - Campus Governador Valadares. Desde março, quando o concurso foi lançado, eles se preparam para realizar provas que indicarão como anda a relação ensino-aprendizagem nas escolas municipais.

Mas, mais que medir resultados, a SMED pretende com o concurso melhorar o desempenho dos alunos a partir do estímulo e comprometimento com os estudos de uma maneira participativa, competitiva e saudável. Nas escolas da rede municipal, o movimento tem sido intenso durante todo o ano. Atividades criativas envolvem as disciplinas para mostrar que a língua portuguesa e a matemática estão presentes em tudo o que fazemos e que estudá-las, além de conhecimento, garante também doses de diversão e prazer aos adolescentes.

Uma queimada na aula de matemática com a parceria da professora de educação física para desenvolver o raciocínio lógico, jogos de tabuleiro ou um bingo com os resultados da tabuada; a tecnologia, como o celular, a serviço de pesquisas, do conhecimento e do desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos. É assim que tem sido a rotina em 23 escolas municipais de Valadares ao longo do ano. E o resultado de todo esse esforço e criatividade da comunidade escolar será conhecido em novembro.

Provas

No dia 3 de outubro, uma prova de matemática será aplicada simultaneamente nas escolas participantes. Os alunos terão duas horas e meia para resolver as 15 questões de múltipla escolha. Os gabaritos serão corrigidos pela comissão julgadora do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) de Governador Valadares, que é parceiro da SMED na realização do concurso.

A prova de língua portuguesa será realizada na modalidade redação, gênero carta aberta, com o tema A Tecnologia na Educação Brasileira: Uso do Celular como Ferramenta Válida e Aliada no Processo de Ensino e Aprendizagem. Cada escola selecionará a melhor redação entre as turmas participantes, respeitando a respectiva categoria a que pertencem os alunos (sexto, sétimo, oitavo ou nono anos do Ensino Fundamental) e as encaminhará à SMED no período entre 8 e 11 de outubro. Os trabalhos selecionados serão analisados por comissão julgadora composta por integrantes de faculdades, Instituto Federal de Minas Gerais e sociedade civil.

Premiação

A premiação do I Concurso de Língua Portuguesa e Matemática acontecerá em novembro, quando também serão divulgados os resultados. Os vencedores receberão medalhas alusivas a ouro, prata e bronze em cada categoria. Os alunos classificados em primeiro lugar, além de medalha, receberão certificado e terão seus trabalhos (língua portuguesa) e/ou nomes (matemática) publicados no site da Prefeitura Municipal de Governador Valadares. As escolas e professores dos três primeiros colocados de cada categoria também receberão certificados.

Fonte: Ascom/PMGV