Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus GV recebe visita de professor do Instituto Politécnico de Tomar, Portugal

Encontro visa a aproximação entre as instituições e possíveis parcerias de cooperação técnico-científica e intercâmbio
publicado: 19/08/2024 14h59, última modificação: 19/08/2024 15h08

Membros da gestão do IFMG - Campus Governador Valadares, juntamente com os coordenadores de curso e representantes das áreas acadêmicas se reuniram com o professor Luiz Miguel Oosterbeek, do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), de Portugal. O encontro, realizado no dia 09 de agosto, foi mediado pelo professor Haruf Salmen Espíndola, coordenador do Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT/Univale).

Visita prof. Oosterbeek, IPT_Portugal_09/08/2024Durante a reunião, prof. Oosterbeek pôde conhecer um pouco da história das duas instituições, bem como os principais cursos ofertados, eixos de atuação e projetos desenvolvidos por ambas. Também foram abordados temas importantes como o desafio da gestão e inovação dos cursos de graduação, metodologias e ferramentas de ensino para a formação dos novos profissionais e as perspectivas para o futuro dos cursos de graduação. Por fim, os participantes discutiram as possibilidades de ações de internacionalização para a comunidade acadêmica do Campus GV e a prospecção de parcerias para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão.

Na avaliação do Diretor Geral do IFMG-GV, professor Tonimar Senra, a visita tem potencial para se desdobrar em ações concretas que beneficiarão discentes e servidores. "Inicialmente, agradeço ao prof. Haruf pela construção da agenda desse encontro, que foi muito proveitoso! Na oportunidade, foi possível conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo IPT, nos seus diversos eixos de formação, os seus vários projetos de pesquisa e extensão, conhecer também como a inserção de um instituto politécnico fez a diferença para o desenvolvimento de uma região. A partir dessa troca de informações tivemos condições de vislumbrar possíveis áreas de interesse mútuos, bem como oportunidades para o estabelecimento de parcerias institucionais e ações de internacionalização para nossa comunidade acadêmica. Acredito que venha coisa boa por aí", celebrou Tonimar.