Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus promove Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
conteúdo

Notícias

Campus promove Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O evento acontece nos dias 21, 22 e 23 de outubro. Por meio de palestras, apresentações e mesas-redondas, a SNCT discutirá a temática “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. No dia 23 haverá apresentação dos trabalhos da VII Feira de Ciências.
publicado: 16/10/2019 16h57, última modificação: 17/10/2019 08h46

Entre os dias 21 e 23 de outubro, o IFMG – Campus Governador Valadares realiza a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O tema proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para a SNCT 2019 é "Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável". A discussão tem por objetivo sensibilizar a comunidade em torno de uma perspectiva de desenvolvimento econômico, social e ambiental que sejam sustentáveis, buscando caminhos e soluções para essas questões. 

O evento é gratuito e aberto à participação da comunidade acadêmica e externa. As inscrições nas palestras e mesas redondas serão feitas no momento do credenciamento 40 minutos antes de cada atividade. 

PROGRAMAÇÃO SNCT 2019

 
21/10/2019 (segunda-feira)

19h - Mesa-redonda: Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável

Mediadora: Me. Letícia Éfrem Natividade de Oliveira (Engenheira Civil, Professora e Coordenadora do Curso de Engenharia Civil IFMG/GV)

Debatedores: Gessi Lima dos Santos (Representante da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva/Ascanavi), Dr. Reinaldo Duque (Biólogo, Professor UFJF/GV, Coordenador do Programa de Extensão Núcleo de Agroecologia de Governador Valadares/NAGÔ)


22/10/2019 (terça-feira)

10h - Apresentação: Rede de Sementes

Palestrante: Leandro Luiz Ferreira Abrahão (Engenheiro Florestal, Analista de Programas Socioambientais Fundação Renova) 

19h – Apresentação: Estudo do Clima para a Comunidade do Leste Mineiro: Instrumentos Utilizados, Impactos Sociais e Econômicos

Responsável: Professor Dr. Fúlvio Cupolillo – Geógrafo, Professor IFMG/GV

19h25 – Apresentação: Variabilidade das Chuvas na Bacia Hidrográfica do Rio Doce: Desafios Sociais

Responsável: Professora Dr.ª Daniela Martins Cunha (Geógrafa, Professora e Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária IFMG/GV)

19h50 – Palestra: Sustentabilidade na Estrada de Ferro Vitória a Minas

Palestrante: Maurício Eleto (Gestor Ambiental, Analista de Meio Ambiente Sênior – VALE S/A)

23/10/2019 (quarta-feira)

08h – VII Feira de Ciências

19h – Mesa redonda: Empreendedorismo ambiental

Mediadora: Me. Tatielle Menolli Longhini (Engenheira de Produção, Professora - IFMG/GV)

Debatedores: Antônio Sergio Cardoso Filho (Engenheiro Florestal, Fundação Renova), Rodrigo Pimenta Giacomini (Agrônomo, Antares Reciclagem Ltda.), Henrique Eller (Engenheiro Eletricista – Ecovoltaica – Energia Fotovoltaica)