Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus sedia encontro do Programa Aliança Estratégica

Campus sedia encontro do Programa Aliança Estratégica

Criado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), o Programa integra 18 Instituições de Ensino Superior (IES) de MG com o intuito de criar possibilidades de melhor aplicação da ciência, tecnologia, pesquisa, ensino e extensão de maneira a contribuir com a solução de problemas sociais e econômicos da população mineira
publicado: 01/12/2017 16h08, última modificação: 01/12/2017 17h05

O IFMG – Campus Governador Valadares foi sede do primeiro encontro do Programa Aliança Estratégica do território Caparaó, Vale do Rio Doce e Vale do Aço, realizado no dia 28 de novembro.

A iniciativa, proposta pelo Governo do Estado de Minas Gerais por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), tem como objetivo proporcionar ações de desenvolvimento econômico, social e sustentável através da atuação conjunta das universidades e institutos públicos em todo o Estado, em conexão com a sociedade civil, aproveitando a capacidade já instalada em cada centro de pesquisa, ensino e extensão. A iniciativa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Estiveram presentes na reunião representantes do IFMG dos campi Governador Valadares, Ipatinga e São João Evangelista, UFJF, UFOP, CEFET-MG, Univale, Sebrae, Emater, IBio, sindicatos de trabalhadores rurais, terceiro setor, Prefeituras e Câmaras Municipais da região.

Encaminhamentos

Após a rodada de debates, que durou toda a manhã, foram criados quatro eixos temáticos como desafios iniciais de debate e busca por soluções, sendo: 1) soluções para agricultura familiar; 2) recursos hídricos; 3) cadeia produtiva: petróleo e gás (Vale do Aço); 4) qualificação e capacitação para emprego e renda.

Para Tonimar Senra, professor-pesquisador do IFMG-GV, o encontro foi uma rica oportunidade de diálogo entre setores. "Essa grande mobilização demonstra a dimensão do trabalho que a SEDECTES propõe executar. Dividir espaço com setores tão heterogêneos da sociedade foi interessante, pois nos permitiu conhecer as principais demandas regionais e locais. A partir disso, nós, enquanto Instituição de Ensino Superior, temos elementos para pensar trabalhos e pesquisas que gerem maior impacto local. Na minha opinião, o ponto mais importante do encontro foi ouvir do subsecretário Márcio Portes que o governo do Estado não medirá esforços para levar o desenvolvimento e crescimento tecnológico para as diversas regiões do Estado".

CRONOGRAMA

As próximas reuniões do Programa Aliança Estratégica serão realizadas nos seguintes territórios:

Dezembro
Região Metropolitana de Belo Horizonte (CEFET-MG, UFMG, UFSJ, UFOP, IFMG e UEMG)

Fevereiro/2018
Vertentes e Zona da Mata (UFJF, UFSJ, UEMG, IF Sudeste e CEFET-MG)

Março/2018
Sudoeste- Sul e Oeste de Minas Gerais (UEMG, UFLA, UNIFAL, UNIFEI, IFMG e IFSul)

Abril/2018
Triangulo Mineiro (Norte/Sul) e Noroeste (UFU, UFTM, IFTM, UEMG e CEFET-MG)