Notícias
Campus Valadares prima pelo exemplo na área ambiental
O campus está na fase final de instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que foi financiada via o edital de pesquisa aplicada do IFMG, bem como uma contrapartida do campus. A estação conta com sistema anaeróbio e aeróbio, e que terá a finalidade de atender aos preceitos da pesquisa proposta, bem como ser uma matriz para novas pesquisas, aulas práticas e projetos extensionistas.
Nas proximidades da ETE foi implantado o cinturão verde e uma unidade de ensino na área de saneamento. Embora com recursos limitados, o campus já realiza a compostagem dos resíduos orgânicos há dois anos, o que impediu o envio de aproximadamente 2 t (duas) de resíduo orgânico para o aterro. A fase complementar é o plantio de mudas de hortaliças.
Na referida unidade já consta um "cestão" para coleta de material reciclável. Todos os projetos são de responsabilidade do prof. Flávio Barony e outros docentes colaboradores, bem como de estudantes envolvidos (bolsistas ou bolsistas voluntários).
O professor enfatiza a urgente necessidade de termos pequenas unidades experimentais nas mais diversas áreas para fins de iniciarmos um novo ciclo de comportamento na sociedade quanto a temática ambiental.