Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Chamada aberta para docentes: construa propostas para o Programa de Educação Tutorial (PET)

Interessados têm até o dia 2 de agosto para se inscrever. Edital visa criar até 45 novos grupos PET
publicado: 30/07/2024 16h39, última modificação: 31/07/2024 12h45

O Instituto Federal de Minas Gerais divulga chamada para manifestação de docentes interessados na construção de até duas propostas institucionais para o Programa de Educação Tutorial (PET). O prazo para manifestação de interesse é de 30 de julho a 2 de agosto e os interessados deverão se inscrever exclusivamente por meio do formulário. Já as Inscrições para o edital encerram-se dia 15/08, conforme retificação disponível no link: RETIFICAÇÃO DOU - Imprensa Nacional (in.gov.br).

Clique Aqui | Inscreva-se para o PET

As propostas de criação de grupos PET serão elaboradas pelos docentes interessados conforme lotes definidos no Edital 4/2024 PET e serão selecionadas pelas Pró-reitoria de Ensino e Pró-reitoria de Extensão, e, se aprovadas internamente, serão entendidas como propostas institucionais.

Clique Aqui | Edital 4/2024

O Programa Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O PET  destina-se a fomentar grupos de aprendizagem tutorial mediante a concessão de bolsas a estudantes de graduação e bolsas de tutoria a professores-tutores de grupos do PET.

O valor mensal de bolsa de tutoria é de R$ 3.100,00 (três mil e cem reais) para o docente com título de doutor;  de R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais) para o docente com título de mestre e de R$ 700,00 (setecentos reais)  para o estudante de graduação.

As principais metas do programa são desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, por meio de grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar, bem como contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação além de estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.

Fonte: Portal IFMG