Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colação de Grau unificada reúne formandos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Produção
conteúdo

Notícias

Colação de Grau unificada reúne formandos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Produção

Cerimônia marcou a formatura da primeira turma do bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária. Estudantes destacam a qualidade da formação ofertada pelos Institutos Federais e compartilham expectativas. Confira!
por Comunicação publicado: 31/03/2023 21h11, última modificação: 31/03/2023 21h34

A conclusão da trajetória acadêmica dos formandos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia de Produção foi celebrada em colação de grau conjunta, realizada na noite do dia 23 de março, no auditório do Campus. A solenidade reuniu amigos e familiares dos concluintes, e também servidores e funcionários da instituição.

Compuseram a mesa de honra o Diretor Geral do Campus, prof. Willerson Custódio da Silva, e o Diretor de Ensino, prof. Tonimar Domiciano Arrighi Senra. Pelos formandos em Engenharia Ambiental e Sanitária integraram a mesa o coordenador do curso, prof. Luiz Fernando da Rocha Penna (paraninfo), prof. Arnaldo José Cambraia Neto (patrono), o docente Prof. Heriston Rodrigues (professor homenageado). Por parte da turma de Engenharia de Produção, os integrantes da mesa de honra foram: profª Thalita Rabelo Almeida (paraninfa), profª Mariana Sarro Pereira de Oliveira (patrona), e o coordenador do curso, prof. Bruno de Souza Toledo (professor homenageado).

Ambas as turmas elegeram como funcionário homenageado o vigia Domingos de Sousa Camelo. O cerimonial foi conduzido pelo pedagogo Marcelo Martins.

Ensino verticalizado

Em 2014, Eduarda Andrade Silva saiu do distrito de Brejaubinha, zona rural de Governador Valadares, para cursar no IFMG-GV o ensino médio integrado ao curso técnico. Disposta a seguir firme nos estudos, escolheu novamente o IFMG para o curso superior. “Eu acho muito válida a iniciativa do IF [Instituto Federal] de verticalizar o ensino. Como fiz o técnico em meio ambiente, gostava da área e já estava adaptada à forma como a instituição funciona, optei por continuar minha formação e seguir na área ambiental”, explica.

Eduarda Andrade_formanda Engenharia Ambiental e SanitáriaPara Eduarda, a qualidade da formação recebida no ensino médio serviu como alicerce para a fase da graduação. “O IF não te prepara para o vestibular, te prepara para a vida dentro da faculdade. A cobrança dos trabalhos acadêmicos, o TCC, os seminários, tudo isso me possibilitou ter uma desenvoltura muito melhor na faculdade, e poucas dificuldades de adaptação ao ritmo de cobrança e de ensino”, garante.

A estudante aproveitou ao máximo as oportunidades durante a graduação no Campus GV. Foi voluntária, de 2018 a 2019, no Programa de Ações Socioambientais no Monumento Natural Estadual Pico da Ibituruna, ação extensionista coordenada, à época, pela professora Thaís Felicori. E de setembro de 2019 a agosto de 2020 atuou como estagiária no Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). 

Antes mesmo de se formar, em maio de 2021, foi contratada para o cargo de agente administrativo na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (Sema) da Prefeitura de Governador Valadares, onde segue trabalhando. “Todos os projetos e experiências que obtive nesses anos de curso no IFMG foram fundamentais para agregar à minha formação e me preparar para o mercado de trabalho. Minha função [na Secretaria] é voltada para o licenciamento ambiental municipal, mas o contato com outros tipos de processos que tive no IGAM me proporcionou uma base sólida para entender como os trâmites administrativos funcionam. E aliado ao ‘trabalho de escritório’, o projeto de extensão foi extremamente importante para ver como isso funciona na prática. Os dias de campo, além de proporcionar conhecimento técnico e prático, possibilitaram entender como lidar com os mais variados tipos de público”, avalia a jovem engenheira.

Educação que constrói futuros

A oportunidade de se graduar em uma instituição pública, gratuita e de qualidade atraiu Mauri Nunes da Silveira Junior para o curso de Engenharia de Produção. “Sempre escutei falar muito bem da qualidade de ensino do IFMG, e quando vi que tinha a oportunidade na minha cidade de ingressar no curso, me inscrevi através do Sisu - que naquele tempo era bem concorrido - e consegui a tão sonhada vaga. Me interessei pelo curso devido à grade de matérias, na qual meu perfil se encaixava. E foi uma das melhores escolhas”, garante o recém-formado.

Assim como Eduarda, ele conta que aproveitou ao máximo a vida acadêmica para adquirir experiência prática e turbinar o currículo já de olho no mercado de trabalho. Durante a graduação foi monitor de sala, trabalhou como organizador na quinta edição do Simpósio Acadêmico de Engenharia de Produção (SAEP) e também em projetos de extensão. “O Campus continua crescendo como um todo e, desde que ingressei, não tenho nada a reclamar. Os professores sempre atenciosos, com exemplos e formas didáticas únicas e com força de vontade para que aprendêssemos de verdade as disciplinas visando o mercado de trabalho, para que pudéssemos estar bem preparados”, opina.

Mauri Junior_formando Engenharia de ProduçãoMauri avalia que se sente preparado para encarar o competitivo mercado de trabalho. “No meu primeiro ano da faculdade, consegui uma vaga de meio período em uma indústria de laticínio na área de gestão da produção. Aprendi todo o processo de fabricação do leite e minha carreira na área não parou mais. Depois fui para outra empresa, da área química, que trabalha com desenvolvimento em borrachas automotivas. Hoje, trabalho em uma indústria mecânica no ramo metroferroviário, onde sou um dos responsáveis por  acompanhar toda a entrada e saída de novos produtos e de pedidos de venda. Nesse local não tinha uma análise de produção, então, elaborei a ideia e consegui implementar de acordo com as minhas experiências anteriores e demonstrei o quanto uma boa administração produtiva pode servir de designação para diversas melhorias”, conta orgulhoso.

O jovem engenheiro segue animado com sua área de formação e já tem planos para o futuro. “Penso em continuar estudando, quero fazer mestrado na área de gestão industrial para aprofundar nessa parte da engenharia e seus desenvolvimentos”.

O IFMG - Campus Governador se orgulha da conquista de seus graduandos, agora egressos recém-formados. Temos certeza que com o conhecimento sólido e a formação ético-cidadã adquiridos nesses cinco anos de curso vocês farão a diferença para melhor na sociedade. Sucesso! Contem sempre com o IFMG!