Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colóquio Internacional debate sobre a Teoria dos Campos Conceituais
conteúdo

Notícias

Colóquio Internacional debate sobre a Teoria dos Campos Conceituais

Evento é gratuito, online e com tradução simultânea para o português. IFMG é uma das quatro instituições organizadoras.
por Comunicação publicado: 11/05/2022 13h30, última modificação: 11/05/2022 13h31

Entre os dias 16 e 17 de maio, o IFMG participará do colóquio internacional sobre a Teoria dos Campos Conceituais. A teoria cognitivista -  desenvolvida pelo professor Gérard Vergnaud a partir dos anos 1980 - o processo de aquisição de novos saberes e novas competências durante o processo de aprendizagem. O evento é totalmente online e gratuito. E apesar de ser transmitido em francês, os participantes terão tradução simultânea para o português. Para se inscrever, basta acessar o link https://www.even3.com.br/tcc2022/.

O Colóquio está sendo organizado por quatro instituições: o IFMG, a Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (Argentina), a Universidade do Quebec em Trois-Rivières (Canadá) e a Universidade Paris Cité (França). 

Segundo o diretor de Relações Internacionais (Arinter) do IFMG, Gabriel Dias de Carvalho Júnior, o evento vai discutir temas importantes para a área de Educação. “O colóquio vai debater questões como a formação de professores, a didática e a aprendizagem, por exemplo. Há, portanto, uma importância muito grande ligada aos cursos de Licenciatura e aos mestrados em ensino do IFMG. Além disso, temos a questão da internacionalização das ações de ensino, pesquisa e extensão que estão no radar da Arinter”, disse ele que estará em uma das mesas-redondas debatendo sobre os processos ligados às ciências da natureza, às artes e à matemática. 

As mesas-redondas estão agendadas para o horário local da França (5 horas a frente do horário de Brasília). Entretanto, divulgamos abaixo as transmissões no horário de Belo Horizonte.

Data Tema Horário de Belo Horizonte
16.05 Sessão de abertura 9h às 11h
16.05 Primeira mesa redonda "Formação de Professores" 11h às 13h
16.05 Segunda mesa redonda "Da teoria de Gérard Vergnaud às perspectivas inovadoras de pesquisa" 13h às 15h
17.05 Terceira mesa redonda "Conceitualização" 9h às 11h
17.05 Quarta mesa redonda "Pesquisas e Didáticas com adultos" 13h às 15h
17.05 Quinta mesa redonda "Conferência de encerramento" 9h às 11h

 
Fonte: Portal IFMG