Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Como a alimentação pode influenciar seu desempenho acadêmico?

Como a alimentação pode influenciar seu desempenho acadêmico?

Ouça o quinto episódio do podcast do IFMG e inove na marmita que você leva para a escola com receitas saudáveis, práticas e baratas
publicado: 18/11/2019 08h14, última modificação: 18/11/2019 08h19

Você que leva marmita para a escola com certeza já se perguntou como comer melhor sem gastar tanto dinheiro. O quinto episódio do 'Dá o play!", o podcast do IFMG aborda o tema alimentação saudável e dá dicas de como armazenar a comida de maneira correta, alimentos que são ricos para a saúde do cérebro e dicas do que levar na hora fazer o ENEM ou o vestibular do IFMG.

A coordenadora do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no IFMG, Maitê Costa da Silva é a convidada do podcast e ainda explica como o programa funciona nos campi do IFMG.

OUÇA AQUI O EPISÓDIO

A equipe do 'Dá o play!" deixa abaixo algumas sugestões práticas, saudáveis e baratas para que você varie no cardápio da sua marmita.

Crepioca
Ingredientes
2 ovos ou 1 ovo +1 clara
2 colheres de sopa de goma de tapioca
1 pitada de sal
1 colher de chá de semente de chia

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes com o garfo ou no liquidificador. Despeje na frigideira previamente untada. Mantenha o fogo baixo e a frigideira tampada. Quando ela estiver bem firme vire apenas para dourar o outro lado. Coloque o recheio, dobre e pronto! A massa da crepioca é neutra, então você pode rechear com queijos, verduras e legumes refogados,frango desfiado ou geléias sem açúcar.

Pão de queijo de frigideira
Ingredientes
1 ovo
1 clara
2 colheres (sopa) polvilho azedo
1 colher (sopa) água
1 colher (sobremesa) iogurte desnatado
1 pitada de sal
3 fatias muçarela light

Modo de preparo
Bata os ovos, o sal, o polvilho, o iogurte e a água no mixer ou liquidificador. Coloque 1/3 da massa na frigideira antiaderente pré aquecida e cozinhe em fogo baixo. Quando despregar da panela, vire e espere dourar do outro lado. Coloque a muçarela e faça um rolinho. Com o calor da massa o queijo irá derreter. Faça as outras porções com o resto da massa.

Hambúrguer de sardinha (rende 8 porções)
Ingredientes:
2 latas de sardinha com óleo (125 g cada)
1 ovo
1 cenoura grande ralada em ralo fino
1/2 cebola média picada
3 colheres de sopa de farinha de linhaça
1 xícara de chá de aveia em flocos
2 colheres de sopa de cheiro verde picado
1 colher de chá de orégano
Sal a gosto
Azeite ou o óleo da sardinha

Modo de preparo
Numa tigela, junte as sardinhas escorridas, o ovo, a cenoura, a cebola, a farinha de linhaça e a aveia. Misture bem para desmanchar o peixe em pequenos pedaços. Acrescente o cheiro verde, o orégano e tempere com sal a gosto. Trabalhe a massa com as mãos até ficar homogênea. Divida a massa em 8 porções e modele os hambúrgueres. Leve para grelhar em fogo brando, numa frigideira antiaderente, com um fio de azeite ou com o óleo da própria sardinha. Frite os hambúrgueres virando-os para que dourem dos dois lados. Sirva em seguida da maneira que preferir.

Omelete caipira (rende 5 porções)
Ingredientes:
1 tablete de caldo de galinha
4 colheres (sopa) de leite
5 ovos
1 xícara (chá) de milho verde em conserva escorrido
1/2 xícara (chá) de queijo minas fresco picado
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo
Em um recipiente, dissolva o caldo de galinha no leite quente e reserve. Em outro recipiente, bata os ovos com o auxílio de um garfo e acrescente o caldo de galinha dissolvido no leite. Por último, junte o milho verde, o queijo e a salsa. Em uma frigideira grande, aqueça a manteiga e despeje a mistura de ovos. Doure até que a parte de cima esteja cozida. Dobre a omelete ao meio ou vire-a com o auxílio de um prato. Deixe dourar e sirva a seguir, acompanhada de salada.

* Com informações da Comunicação/Reitoria IFMG

registrado em: , , , , ,