Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunicado - Ações do Campus no combate à pandemia de Covid-19

Comunicado - Ações do Campus no combate à pandemia de Covid-19

por Comunicação publicado: 29/04/2020 19h01, última modificação: 29/04/2020 22h19

Em trabalho remoto praticamente em toda sua unidade, desde 23 de março, como medida fundamental para enfrentar o avanço da pandemia de Covid-19 provocado pelo novo coronavírus, o IFMG – Campus Governador Valadares segue com suas atividades essenciais com priorização de estudos e ações contra o vírus e seus impactos.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), juntamente com os seus campi, tem se mobilizado para contribuir no combate ao novo coronavírus por meio de diversas ações de responsabilidade social. Criou, por exemplo, um grupo de servidores psicólogos para acolhimento psicológico virtual de servidores, alunos e terceirizados.

No Campus Governador Valadares, a responsável pela ação é a psicóloga Cristiany Seppe Faria. A relação completa dos responsáveis por esse acolhimento encontra-se na página www.ifmg.edu.br/portal/noticias/entrevista-com-psi.

Além disso, o Campus Governador Valadares, em uma iniciativa complementar, está atuando junto à cidade de Governador Valadares e região, através de recursos tecnológicos e conhecimentos técnicos, no desenvolvimento, dentre outras, das seguintes ações:

• Produção de máscaras faciais do tipo Face Shield (escudo facial) que estão sendo doadas às instituições de saúde de Governador Valadares;
  • Desenvolvimento de um programa de Mentoria a micro e pequenos empreendedores durante a pandemia, auxiliando nas áreas de gestão, negócios e aspectos legais.
  • Doação de 50 litros de álcool 70% (fabricação própria do IFMG) à maternidade do Hospital Municipal de Governador Valadares;
  • Desenvolvimento de equipamento de esterilização de máscaras não recicláveis;

Essas ações contam com recursos dos campi, servidores, apoio da Reitoria e também com doações de insumos de cidadãos e empresas privadas.

O IFMG - Campus Governador Valadares agradece a equipe envolvida na produção de máscaras faciais do tipo Face Shield, profª. Déborah Neide de Magalhães (coordenadora de Pesquisa e Inovação), profª. Tatielle Menolli (pelo apoio no desenvolvimento do projeto), aos professores Allynne Avylla e Rodrigo Marques, e ao técnico em eletrotécnica Peter Franklin de Souza (responsáveis pelo desenvolvimento do sistema de esterilização das máscaras) e aos alunos Nicolas Ferreira e Randolfo Monteiro.

Agradecemos também a equipe que está à frente do desenvolvimento do programa de Mentoria a micro e pequenos empreendedores durante a pandemia: Professores: Tatielle Menolli, Klaudia Maria Machado, Neuber Samy, Luiz Filipe Santos; Técnicos Administrativos: Luiz Gustavo Torres, Marilda Morais, Keila Machado, Yury Aranha; Discentes: Mauri Nunes da Silveira, Jackeline do Carmo Silva, Katiele Cardoso, Camila Corrêa Cirilo, Mateus Antônio Pereira, Suzane de Oliveira Silva.

A todos vocês que tornam essas ações possíveis, nossos sinceros agradecimentos.

Gestão do Campus