Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Confira o que rolou na edição 2019 da Semana da Biblioteca

Confira o que rolou na edição 2019 da Semana da Biblioteca

publicado: 13/09/2019 18h02, última modificação: 17/09/2019 08h42

O IFMG - Campus Governador Valadares ficou pra lá de movimentado durante a IV Semana da Biblioteca, realizada entre os dias 28/08 e 05/09. Alunos, pais, servidores, funcionários terceirizados e pessoas da comunidade externa prestigiaram as diversas atividades ofertadas gratuitamente durante o evento.

A professora Nélia Corcino de Oliveira, que trabalha com crianças da escola do Assentamento Oziel Alves Pereira e da Associação Cidade dos Meninos, participou da oficina de Contação de Histórias, ministrada pela professora de artes do Campus, Tayanne Medeiros. Ela, que também atua na biblioteca da escola, conta sobre o seu interesse em conhecer mais dessa arte que visa preservar e transmitir tradições e valores culturais. “Aprender a contar uma boa história de forma atraente e gastando pouco recurso é ótimo, pois essa é a realidade das nossas escolas. Com o aprendizado que tive aqui na oficina poderei proporcionar aos alunos momentos mais lúdicos e atrativos que, com certeza, vão contribuir para o aprendizado deles”, avalia.

Outra atividade do evento que atraiu estudantes foi o curso de Normalização de Trabalhos Acadêmicos, ministrado pela servidora Elizabeth Lopes, bibliotecária do Campus. Marina Barbosa de Souza, do 9º período de Engenharia de Produção, está começando a desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e conta que aproveitou bastante o curso para tirar dúvidas e se planejar melhor para a tarefa. “Hoje, temos acesso à internet, mas muitas informações são desencontradas, ou não estão certas, atualizadas. O curso me fez ver que é muito mais simples do que parece criar referências, fazer citações... Ultrapassou minhas expectativas, foi excelente”.

Mais uma oportunidade de aprendizado nessa mesma linha foi o treinamento para Uso da Base de Dados ProQuest, ministrado pela consultora Eulália Soares, que envolveu alunos, docentes e técnicos-administrativos.

A edição 2019 da Semana da Biblioteca também deu ênfase ao campo artístico-cultural, com realização do quinto encontro do projeto Diálogos, coordenado pelo prof. Wanderson Batista (Língua Portuguesa), e seis apresentações teatrais, encenadas pelos alunos dos cursos técnicos integrados soba a coordenação do prof. Gilson Costa (Literatura e Língua Inglesa) e da profª Tayanne Medeiros (Artes).

Poema VictorA programação teve ainda um encontro especial do projeto “Um Poema em Cada Árvore”, idealizado e coordenado pelo poeta valadarense Marcelo Rocha, que decorou o jardim central do Campus com criações de autoria dos estudantes do curso Técnico Integrado em Edificações. Victor dos Santos Malaquias foi um dos alunos que compartilhou seu poema “Manhã de Verão” numa árvore em frente ao prédio de ensino. “Esse texto surgiu quando cheguei num sábado em minha cidade, Dom Cavati. Sentei na janela de casa e fiquei olhando a paisagem... não estava muito inspirado. Com o tempo começaram a surgir as ideias... eu tinha visto um documentário sobre natureza e então comecei a pensar e organizar tudo no papel com sentimento”, contou Victor com empolgação.

Confira fotos de cada atividade do evento no Flickr do Campus