Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Corredores do campus ganham criações sobre liberdade e diversidade

Corredores do campus ganham criações sobre liberdade e diversidade

publicado: 11/05/2017 15h52, última modificação: 15/05/2017 09h24

Alunos do 2º ano dos cursos técnicos do campus Governador Valadares têm experimentado o processo criativo a partir de projetos desenvolvidos na disciplina de Arte. Partindo sempre de um diálogo com o cotidiano, os estudantes associam os objetos artísticos e não-artísticos e reterritorializam o universo da arte.

Na manhã do dia 10 de maio, experimentando a técnica stencil art, as temáticas liberdade e diversidade ocuparam os corredores do campus com criações que representam afetos e desafetos amorosos, o comum e o irreverente, lembranças de boas e velhas histórias, o fantástico mundo da fantasia, a revitalização de mitos feitos de cinzas e asas, o bombardeio da vida pelas raízes do corpo e da natureza, da meninice à própria morte, e o homem (cidadão da polis urbana), que extasiado pelo desejo de igualdade luta com as ferramentas que tem, pela fraternidade em franca “diversidade de gênios”.

Diante da complexidade temática, os trabalhos se apresentam como um contraponto, pois partem da efemeridade do próprio tempo de produção e exposição para demarcar um espaço. As peças produzidas pelos estudantes tem valor temporal, explica professora Kênia Brant.

A busca não é elaborar uma ‘obra de arte’, até porque essa não é a finalidade das aulas nem da arte-educação”. Segundo Kênia, a intenção é “reencontrar no cotidiano alternativas para expressar e contextualizar os encantos e desencantos vivenciados no mundo moderno. Procura-se sempre fazer uso de objetos e ferramentas comuns para oportunizar o deslocamento do espaço da arte e do espaço de criação”.