Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CRIE aprova projeto de inovação em edital nacional

CRIE aprova projeto de inovação em edital nacional

por Comunicação publicado: 08/05/2020 12h00, última modificação: 08/05/2020 13h45

Compartilhamos mais uma boa notícia que irá ajudar a evitar a disseminação do novo coronavírus e proteger profissionais da saúde. Trata-se da aprovação do projeto que prevê o desenvolvimento de um protótipo de baixo custo para esterilização de máscaras do tipo N95/PFF2 por meio da luz ultravioleta (UV-c).

“A luz UV-c é germicida e antiviral e sua aplicação garante a integridade da máscara por mais tempo permitindo, assim, o reuso do protetor entre 10 e 20 vezes. Essa tecnologia também possibilitará o estudo de protótipos para a esterilização de ambientes hospitalares”, explica a coordenadora do projeto, professora Tatielle Longhini. Participam também da equipe os professores Allynne Avylla e Rodrigo Marques, o técnico em eletrotécnica Peter Franklin, e os alunos Randolfo Monteiro e Nickolas Ferreira, do curso de Engenharia de Produção.

O projeto é uma iniciativa do Centro de Robótica, Inovação e Empreendedorismo (@crie.gv) do Campus, tendo sido aprovado em chamada interna do IFMG por meio de edital do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). Ao todo, foram captados R$ 66.632,00, recurso que será utilizado para desenvolver e testar os protótipos, estudar outras soluções a partir do UV-c, equipar o laboratório do CRIE e conceder bolsas de estudo e pesquisa a estudantes.