Notícias
Diálogos Acadêmicos: reflexões sobre plágio acadêmico em tempos de inteligência artificial
O modelo educacional universitário vivencia transformações ao longo das últimas décadas. Em uma vertente, observa-se a expansão da aplicabilidade da inteligência artificial (IA) nas práticas pedagógicas e de ensino, e, paralelo a isto, o fenômeno de produtivismo acadêmico que valoriza o desempenho a partir de critérios quantitativos de publicações técnico-científicas. Estes aspectos convergem em uma temática, a produção de textos acadêmicos.
Neste cenário, apresenta-se a IA de categoria generativa, classificada como uma tecnologia disruptiva que é capaz de criar textos a partir do processamento de informações existentes na internet. Apesar dos benefícios intrínsecos da ferramenta, o âmbito educacional vem refletindo sobre os possíveis impactos negativos relacionados à integridade científica e má conduta acadêmica, em parte pelo não desenvolvimento do senso crítico na prática da escrita ao utilizar a ferramenta, em especial ao cometimento de plágio.
Considerando que as instituições de ensino são espaços com potencialidade de reflexões críticas, a oitava edição da live “Diálogos Acadêmicos” receberá dois convidados, Jesue Graciliano da Silva e Eli Lopes da Silva, com objetivo de discutir o uso ético da IA nas práticas de produção de texto acadêmicos e como o plágio tangencia tal questão.
A palestra é uma iniciativa da Coordenadoria de Publicações (PROPPI) e do Conselho Editorial do IFSC. Será transmitida pelo canal do IFSC no YouTube a partir das 19h, no dia 17 de abril de 2024.
Os participantes que precisam de certificação, deverão fazer inscrição neste link.
Confira as edições anteriores:
Edição 1 - O fantasma do plágio como má conduta na escrita científica
Edição 2 - Aspectos essenciais no processo de construção do texto acadêmico
Edição 3 – Processo de revisão e apresentação gráfica do texto acadêmico
Edição 4 - Diálogos Acadêmicos: o Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
Edição 5- Diálogos Acadêmicos: Os impactos do ChatGPT nas práticas de ensino e pesquisa
Fonte: Portal IFMG