Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Direção Geral 2015-2023 divulga carta aberta à comunidade e vídeo com o balanço das realizações

publicado: 16/10/2023 10h35, última modificação: 17/10/2023 08h39

Prezada comunidade do IFMG - Campus Governador Valadares, servidores, estudantes, colaboradores, familiares e amigos. No dia 13 de Outubro de 2023, concluímos uma etapa de muito aprendizado e crescimento que começou em 2015. Nesse tempo, tive a honra de ser o Diretor Geral do IFMG - Campus Governador Valadares. Quero celebrar e agradecer a todos que me apoiaram e colaboraram para o sucesso do trabalho, as parcerias firmadas e as conquistas alcançadas. Sinto-me satisfeito com o dever cumprido e com as ótimas relações institucionais que construí. Nessa jornada, enfrentamos muitos desafios, incertezas, porém, a vontade de fazer do Campus IFMG-GV uma referência na educação profissional e tecnológica, dava-nos forças para continuarmos lutando por uma educação libertadora com a finalidade de alcançar cada dia mais pessoas do município de Governador Valadares e regiões vizinhas.

Tivemos muitos desafios, mas não desistimos dos nossos objetivos e conseguimos fortalecer o grupo, integrar-nos com outros setores de Governador Valadares e região, dialogar com o MEC, outros ministérios, parlamentares e governo. A capacidade de nos adaptarmos e nos unirmos, inclusive durante a pandemia da COVID-19, nos ajudou a revisar processos, encontrar novas soluções para manter as atividades de ensino, pesquisa e extensão e as atividades meio, além de implementar medidas para garantir a segurança da comunidade do IFMG-GV. Essas ações tinham o objetivo de preservar o propósito do IFMG de gerar, difundir, promover conhecimentos e formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento social, econômico e cultural do país.

O resultado do nosso esforço beneficiou a toda a comunidade do IFMG-GV, a cidade de Governador Valadares e, inclusive, a região. Podemos citar alguns resultados: o aumento expressivo no número de estudantes do campus; a criação de 3 novos cursos (1 curso técnico integrado ao nível médio e 2 cursos superiores); a ampliação significativa no número de servidores, tanto técnicos administrativos quanto docentes; a  aquisição do laboratório de biologia; a construção de uma central de gás; a aquisição do prédio da biblioteca; as obras de urbanização e drenagem - etapas 1 e 2; a aquisição de 3 reservatórios de água de 5 mil litros; a aquisição de tanque de 15 mil litros para atender o ginásio; a instalação de câmeras de monitoramento e cancelas na portaria; a manutenção dos telhados do prédio de ensino e administrativo; a manutenção e a reforma de todas as instalações sanitárias (manutenção da hidráulica, instalação de forro de PVC, espelhos, portas, manutenção do piso e das janelas); a manutenção e a reforma da portaria da av. Minas Gerais; a reforma do auditório; s manutenção e a adequação do ginásio ao SPCI; a montagem do laboratório de informática III; a ampliação do acervo bibliográfico; a aquisição de insumos para a prevenção da covid; a ampliação do número de terceirizados e o foco na otimização dos trabalhos realizados; a aquisição de 80 computadores completos; a aquisição de ventiladores; a aquisição de climatizadores para a cantina e o ginásio; a aquisição de carteiras escolares; a consecução e a gestão de quase R$2.000.000,00 de reais em emendas parlamentares; a implantação do PNAE; a aquisição de diversos serviços e equipamentos para a área de tecnologia da informação; a aquisição de itens para utilização dos estudantes (geladeiras, micro-ondas, marmiteiros); a operacionalização de diversas ações de acessibilidade, entre outros.

Destaca-se ainda que as seguintes ações se encontram em andamento:

• Licitação para reforma e ampliação da cantina com previsão da licitação para o mês de novembro;
  • Licitação via RDC para a construção do novo bloco didático (novembro de 2023).

Essas conquistas só foram possíveis graças ao apoio da reitoria, da equipe gestora do campus, dos docentes, dos técnicos administrativos, dos colaboradores terceirizados, dos anistiados, dos estudantes e de alguns parlamentares que tornaram tudo isso possível. Sou eternamente grato a cada um de vocês!

Agradecemos também às instituições de ensino da cidade que confiaram na Gestão 2019-2023 e contribuíram para o desenvolvimento e o crescimento do nosso campus.

Encerramos este ciclo com a certeza de ter cumprido o nosso dever diante de todos os desafios vivenciados. Hoje, o IFMG-GV está ainda mais preparado para continuar a crescer e atender às demandas da cidade e região. A gestão atual se encerra, mas a luta conjunta segue em frente.

Aos que chegam, desejamos que os debates de cada reunião e cada trabalho coletivo realizado possam transformar e revolucionar, ainda mais, todos, assim como aconteceu conosco neste fazer coletivo.

Esperamos que o IFMG-GV continue sendo este espaço de Ensino, Pesquisa e Extensão, mas, sobretudo, de autonomia estudantil, luta permanente, resistência, sobrevivência, cuidado, afeto.

Gratidão a todos que colaboraram com os esforços e se uniram a nós para o desenvolvimento do IFMG-GV e, consequentemente, contribuíram de forma significativa para o meu crescimento profissional e humano.

Em nome de todos aqueles que fizeram parte da equipe gestora durante esse período, deixo um forte abraço a toda a comunidade acadêmica e faço os votos de que o IFMG-GV continue com muitas conquistas e sucesso sempre.

Profº Willerson Custódio da Silva
Diretor Geral - Gestão 2015/2023

Assista a seguir ao vídeo institucional que destaca as realizações, projetos e avanços significativos do IFMG - Campus Governador Valadares alcançados durante o período da gestão do Prof. Willerson Custódio da Silva durante os 8 anos em que conduziu a instituição (2015-2019 / 2019-2023).