Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diretoria de Comunicação implanta Mural Digital nos campi

Diretoria de Comunicação implanta Mural Digital nos campi

Projeto visa diversificar os canais de comunicação institucional do IFMG a fim de disseminar conteúdo e informações importantes para a rotina de estudantes e servidores. No Campus GV, as TVs foram instaladas no hall do SAE e na Cantina
por Comunicação publicado: 16/05/2022 11h40, última modificação: 18/05/2022 10h21

Como forma de inovar e diversificar os canais de comunicação no IFMG, a Diretoria de Comunicação (DCOM) está lançando junto aos campi o projeto Mural Digital, uma iniciativa cujo objetivo é disponibilizar e divulgar conteúdos dinâmicos em Smart TVs posicionadas em espaços de circulação de alunos, servidores, colaboradores e visitantes. O projeto surgiu em 2019 e está sendo colocado em prática agora.

Durante o mês de abril, a DCOM promoveu capacitação online para os comunicadores do IFMG poderem começar a utilizar o novo canal. Eles tiveram a oportunidade de conhecer o projeto e as funcionalidades do sistema, que foi desenvolvido pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Por meio da assinatura de um acordo de cooperação entre IFMG e IFTM, o “Mídia Indoor” foi cedido às unidades acadêmicas para utilização gratuita. O sistema será alimentado pelos servidores que atuam nos setores de comunicação e atualizado online. Além disso, os conteúdos poderão ser configurados de acordo com o objetivo de cada campus e de seu público-alvo.

Para que o Mural Digital fosse implementado, foi feita a aquisição de 42 Smart TVs e os suportes para fixação na parede. A ideia inicial era que o novo canal começasse a funcionar em 2020. Entretanto, devido à pandemia, o projeto precisou ser suspenso até o retorno das atividades presenciais. Os equipamentos adquiridos já se encontram instalados e em funcionamento em seis campi e na Reitoria. Nas demais unidades, as instruções foram repassadas aos responsáveis e, em breve, a instalação deverá ocorrer. A previsão é de, ao longo deste ano, o mural digital esteja em pleno funcionamento em todas as unidades.

Estudantes, servidores e visitantes terão acesso a diversos conteúdos dinâmicos, tais como notícias, informes, dicas culturais e literárias, agenda do campus, notas sobre matrículas, eventos, oportunidades de estágio, informações sobre intercâmbio e mobilidade acadêmica, dentre outros temas, além do cardápio semanal para os campi que dispõem de refeitórios.

Fase de testes

Ao longo do processo de implantação, o Campus Governador Valadares foi escolhido para executar a fase de testes e ajudar no aprimoramento dos conteúdos a serem produzidos para o mural. “Ficamos contentes com o convite para sermos um dos campi a receber o projeto-piloto. Devido à pandemia, foi necessário suspender a implantação, sendo retomada no campus em janeiro de 2022. Definimos o hall do prédio de ensino e a cantina como os locais estratégicos para a instalação das TVs por serem os espaços de maior circulação de pessoas, em especial alunos e servidores”, contou a jornalista do campus, Fernanda de Melo Felipe da Silva.

Ela explica que o apoio técnico da Diretoria de Administração e Planejamento e da Seção de Tecnologia da Informação foi fundamental para a instalação correta e segura dos equipamentos, bem como das fontes de energia, da rede de internet e ativação do sistema. “O mural está funcionando desde o dia 20 de abril. O setor de Comunicação tem produzido e publicado novos materiais diariamente, tendo o cuidado de selecionar conteúdos que sejam de interesse da comunidade acadêmica e se adaptem ao perfil da mídia”, comenta.

Fernanda também participou de um treinamento com o IFTM, juntamente com os servidores Ana Paula Batista, Joarle Magalhães e Kendson Leandro Alves, que atuam na Diretoria de Comunicação. “Tivemos algumas dificuldades, o que é comum e esperado, mas que foram facilmente superadas com a boa vontade e espírito cooperativo de todos os profissionais envolvidos. Sanadas as dúvidas e alguns problemas técnicos, foi a hora de compartilhar o conhecimento com os colegas comunicadores dos outros campi, oportunidade em que pude demonstrar na prática como criar e publicar conteúdos no sistema”, explicou.

Além da demonstração sobre como ocorre a publicação dos conteúdos, os comunicadores puderam ser orientados a respeito dos tipos de postagem a serem trabalhadas e o funcionamento do Mídia Indoor. A DCOM ainda enviou aos campi um pacote de templates, desenvolvidos na DCOM, com modelos de design para as divulgações no mural.

Expectativa

De acordo com Fernanda, a comunidade acadêmica do Campus Governador Valadares tem demonstrado interesse no Mural Digital. O setor de Comunicação vem trabalhando para identificar possíveis parceiros internos para produção de conteúdos, como, por exemplo, dicas de livros e filmes para compor a seção "Dicas Culturais".

“Já tivemos também sugestão por parte de um docente de incluir a previsão do tempo; proposta que foi acatada e já implementada na rotina de publicação diária. Nossa expectativa é que essa nova ferramenta favoreça o acesso e a circulação de informações relevantes junto à comunidade acadêmica e engaje ainda mais nossos públicos nas diversas atividades realizadas pela instituição”, finaliza.