Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Egressas de Engenharia de Produção têm artigo científico publicado em revista latino-americana

por Comunicação publicado: 20/07/2020 13h59, última modificação: 20/07/2020 14h00

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das egressas Georgia Sathler Fraga e Ariana Porto da Conceição, do curso de Engenharia de Produção do IFMG – Campus Governador Valadares, foi transformado em artigo científico e ganhou as páginas da Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção (ReLAInEP).

A produção de Georgia, intitulada “Proposta de implantação do Programa 5S em uma distribuidora de doces”, contou com a orientação dos professores Tatielle Menolli Longhini e Heitor Cardoso Brito. Para o estudo foi realizado um diagnóstico da empresa através de observação direta e registro por fotografias, onde foram descritos os principais problemas que afetam a produtividade dos funcionários, a fim de elaborar o planejamento e sugerir o plano de ação da execução, verificação e intervenção. Clique aqui e acesse o artigo na íntegra.

Já o trabalho de Ariana se dedicou a analisar a evasão do curso de Engenharia de Produção do IFMG-GV. Primeiro, foi identificado o perfil dos evadidos por meio da coleta de dados desses alunos no período de 2010 a 2019. Na sequência, foram analisados dados da vida pregressa e acadêmica do estudante que se relacionam com as variáveis propostas pelos modelos explicativos de evasão. A egressa foi orientada no TCC pela professora Tatielle Longhini e co-orientada pelo técnico-administrativo Yury Aranha, que atua no Campus como um dos coordenadores da Secretaria Acadêmica. Clique aqui e acesse o artigo na íntegra.

Profª Tatielle chama atenção para a importância da divulgação científica e ressalta a importância de os estudantes se dedicarem ao TCC como um diferencial para o currículo. “Conhecimentos são compartilhados ao se publicar um trabalho científico. Os resultados, expostos nos artigos, podem ser replicados em outros contextos, contribuindo com a resolução de problemas. Os alunos que publicam tem um passo a frente quando participam de processos seletivos de empresas e de pós-graduação lato sensu”.

Conheça mais sobre o ReLAInEP

A Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção (ReLAInEP) é uma publicação online de divulgação científica, com periodicidade semestral de acesso livre e gratuito sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O periódico é destinado a pesquisadores, profissionais, professores e estudantes da área, bem como dos campos que apresentam interface com a Engenharia de Produção. Acesse revistas.ufpr.br/relainep