Notícias
Em Brasília, estudantes apresentam projeto sustentável em evento da embaixada dos EUA
A equipe Minas de Minas esteve em Brasília, entre os dias 21 e 23 de novembro, para participar do encerramento do Programa Power4Girls 2024. Formada pelas estudantes Eloá Werneck, Gabriela Neves, Helloá Almeida e Letícia Tápias, do 2° ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA) do IFMG - Campus Governador Valadares, sob a orientação do professor Arnaldo Cambraia, a equipe estava entre as 20 selecionadas de todo o Brasil, sendo a única representante do estado de Minas Gerais.
O Power4Girls é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, em parceria com o Instituto Gloria e com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Tem como objetivo empoderar meninas por meio de uma formação que estimula o empreendedorismo, inovação e responsabilidade social para o ambiente de trabalho do século 21.
Entenda o que rolou!
O evento foi o encerramento dos trabalhos desenvolvidos durante seis meses. De maio a outubro, as equipes selecionadas participam de mentorias com temas relacionados à formação técnica, científica e empreendedora. A mentora responsável pela equipe "Minas de Minas", Kathleen Matos, é egressa do curso técnico Integrado de Química do IFMG - Campus Betim.
Durante o evento, as equipes participaram de palestras e oficinas com a temática “Economia Circular e Sustentabilidade”, onde puderam aprender e compartilhar as experiências durante o período de mentoria. Também puderam realizar um tour pela capital do Brasil, conhecendo importantes pontos turísticos. Além destas atividades, houve a apresentação dos pitchs dos respectivos projetos. A equipe Minas de Minas apresentou o projeto intitulado “Citrus Fechado”, cuja proposta se baseia no reaproveitamento da casca/bagaço para produção de desinfetantes biodegradáveis através da extração do Limoneno, conhecido bactericida.
Ganhos e aprendizados
Participar do Power4Girls foi uma oportunidade única para toda a equipe. “Foram seis meses que passaram correndo e dois dias que voaram! Sem dúvidas uma experiência que todas as meninas deveriam vivenciar, porque, muito mais que um programa de protagonismo feminino científico-empresarial, o Power4Girls desde o começo foi uma grande rede acolhedora e apoiadora. Desenvolvi tantas habilidades profissionais quantas pessoais, o que me abriu infinitas portas. Sem falar que interagi com gente do Brasil inteiro com todo tipo de história, cultura e personalidade. Foi fantástico!” relata a estudante Letícia Tápias.
Reportagem da TV Leste durante a fase de experimentos do projeto “Citrus Fechado”_agosto2024
Para professor Cambraia, a participação no Power4Girls foi uma oportunidade única para todos da equipe. “Poder participar e orientar uma equipe em um programa como esse é uma oportunidade onde todos saímos ganhando. As estudantes puderam lidar, de forma prática, com toda a teoria aprendida em sala de aula. Além de abrir os olhos para novos conhecimentos de mundo, conhecer novas pessoas e profissionais, além de reforçar os laços de amizade”, afirma.
Saiba mais
O Programa Power4Girls – Empower to Lead! selecionou este ano 80 alunas do ensino médio de Escolas Técnicas/Tecnológicas Federais, Estaduais e Escolas técnicas sem fins lucrativos de todo país de 16 estados brasileiros. Elas participaam de diversas atividades, incluindo oficinas, palestras, webinars e atividades interativas online. O programa focará na criatividade e inovação, bem como no desenvolvimento e gestão de projetos.
Desde o seu início, o Power4Girls já beneficiou 250 alunas e conta com a colaboração do Instituto Gloria, que foca no combate à violência de gênero, além do apoio de diversas parcerias com instituições do setor privado que acreditam no poder do empoderamento feminino.
Para mais informações sobre o programa, acesse: https://power4girls.com.br/.
----------
Texto: prof. Arnaldo Cambraia
Edição jornalística: Fernanda Melo