Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Entidades estudantis pedem adiamento do Enem

Entidades estudantis pedem adiamento do Enem

Treze grêmios do IFMG, em conjunto com a Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico, participam do movimento convocado nacionalmente nesta sexta-feira, 15. No início desta semana, o IFMG também havia se posicionado, por meio de carta do Conif, pelo adiamento do Exame.
por Comunicação publicado: 15/05/2020 22h04, última modificação: 15/05/2020 22h04

Entidades estudantis convocaram nesta sexta-feira, 15, um dia nacional de mobilizações em defesa do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) previsto para 2020. Ao todo, 13 grêmios do IFMG participam do movimento em conjunto com a Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet). Eles encaminharam uma carta os diretores dos campi e à Reitoria do Instituto, como parte de um um movimento para que as instituições federais em todo país se posicionem publicamente sobre o calendário divulgado pelo edital do Enem 2020.

O IFMG havia se manifestado em seus canais da internet no início desta semana e endossa o posicionamento dos estudantes quanto à necessidade de rever o cronograma do Exame Nacional. A Instituição é signatária da carta enviada ao MEC, no dia 12 de maio, pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que pleiteia o adiamento da realização das inscrições e das datas das provas do Enem.

Mobilização

Nas últimas semanas, a campanha que envolve a hashtag #adiaenem tem avançado no país. Por meio de campanhas visuais e tuitaços, os estudantes trouxeram para o debate influenciadores digitais, artistas, pais e profissionais da área da educação, em um movimento que tem se mostrado crescente.

Além de tratar do #adiaenem, a carta dos estudantes aponta sua preocupação com a metodologia defendida pelo MEC e, recentemente, pela Secretaria de Educação de Minas Gerais em relação as aulas não-presenciais. Também saúda as iniciativas do IFMG na defesa da campanha #FiqueEmCasa, ao utilizar a ciência e tecnologia a favor das necessidades do combate a pandemia. E finaliza, pontuando a disposição dos envolvidos em participar da construção coletiva da reorganização das atividades e do calendário acadêmico após a crise sanitária do Covid-19.

Além da Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico, participam da ação os grêmios dos campi Congonhas, Conselho Lafaiete, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista do IFMG.

Com informações da Diretoria de Comunicação Fenet

LEIA MAIS: Nota pública do Conif sobre o adiamento do ENEM