Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes brilham na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2024

Estudantes brilham na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2024

O Campus GV foi representado na competição por três equipes, que conquistaram três medalhas em nível regional, sendo duas de ouro e uma de prata; em nível nacional foram duas de prata e uma de bronze
publicado: 30/09/2024 12h44, última modificação: 30/09/2024 14h27

Estudantes dos cursos Técnicos Integrados do IFMG - Campus Governador fizeram bonito em mais uma edição da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF 2024). Três equipes participaram da competição, sendo uma composta por 15 alunos das turmas de 1os anos, outra com 12 alunos dos 2os anos e a terceira com 13 alunos das turmas dos 3os anos. As três equipes contaram com representantes de todos os cursos da instituição: Técnico em Edificações (TED), Técnico em Meio Ambiente (TMA) e Técnico em Segurança do Trabalho (TST).

Confira a seguir a relação dos medalhistas:

Equipe dos 1os anos
OURO em nível regional (Sudeste) e PRATA em nível nacional
Cauã Filipe Pereira Sansão (TST), Davi Antunes Silva (TED), Davi Yeshua Sardinha Rodrigues (TST), Enzo Gabriel Amaral de Siqueira (TST), Gabriel Francisco Maciel Lara (TED), João Arthur Fagundes Ribeiro (TST), Júlia Lorentz Villaça (TED), Letícia Martins dos Santos (TST), Lorena Gomes Pereira Dutra (TMA), Luiz Miguel Batista Gonçalves (TST), Mariana Ruas Almeida Ramos (TST), Rafael Guerra Oliveira (TST), Rafael Teixeira e Silva (TED), Sabrina Batista De Oliveira (TED), Vicente de Paulo Peres de Carvalho (TST).

OIMSF 2024_equipe 1os anos

Equipe dos 2os anos
PRATA em nível regional (Sudeste) e BRONZE em nível nacional
Arthur Henrique Dias Vital (TMA), Augusto Vitor de Araújo Marino (TMA), Cauã Fernandes Chaves (TMA), Daniel Ismail Ribeiro Alves (TST), David Lucas Silveira Nascimento (TED), Eloá Werneck da Silveira (TMA), Júlia Lima Anjos Brito (TST), Luiza Fonseca Teixeira de Salles (TED), Pedro Henrique Araújo Souto (TST), Rafaela Fernandes Filgueiras (TED), Théo Ferreira Faria (TST), Yllion Emanuel Faria de Oliveira (TED).

OIMSF 2024_equipe 2os anos

Equipe dos 3os anos
OURO em nível regional (Sudeste) e PRATA - Nacional
Ana Heloisa Morais Assunção (TED), Eduardo Monteiro do Carmo Porto (TED), Fernanda Cristina Chaves Lemos (TST), Flávio Vinícius De Araújo Vitor Marino (TMA), João Pedro Marques do Prado Coelho (TST), Júlia Marcelino de Vasconcelos (TED), Lucas Dias Cler (TED), Maria Eduarda Costa Cardoso (TST), Mariana Yoza Dutra (TST), Marissa Layane Dias de Lana (TED), Samantha Marques Jordão (TST), Tiago Hollerbach Ferreira (TMA), Welitom Felipe Souza Garcia (TST).

OIMSF 2024_equipe 3os anos

Os resultados podem ser conferidos em: https://www.matematicasemfronteiras.org/resultados.html.

Sobre a OIMSF e a prova

A Olimpíada é uma competição internacional de matemática em equipes e interclasses para estudantes do ensino fundamental e médio. Podem participar da MSF qualquer estudante de escola pública, brasileira, matriculado regularmente no ensino fundamental ou no ensino médio. Os principais objetivos são aproximar os discentes do estudo da matemática, mostrar a importância das línguas modernas e promover o interesse pela matemática e pelo trabalho cooperativo. No Brasil, a olimpíada é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC).

A prova da OIMSF possui uma única fase que é realizada na própria escola em formato presencial, composta por uma prova com 11 questões (1os anos), 12 questões (2os anos) e 13 questões (3os anos), todas dissertativas e com duração máxima de 120 minutos. Uma das questões tem seu enunciado em língua estrangeira (espanhol, francês e inglês); a equipe pode escolher um dos idiomas para redigir a solução.

O exame foi aplicado em todo o Brasil para os estudantes inscritos no dia 23/05. No Campus GV a ação foi coordenada pelos professores de Matemática Ana Catarina Cantoni Roque, Bruno Bragança e Deise Nunes Borel, com apoio do técnico de assuntos educacionais Antônio Loures. Os resultados finais foram divulgados pela Rede POC em agosto.

"O formato de confecção e aplicação desta olimpíada é o ponto principal da nossa participação. Ver os alunos trabalhando em equipe, pesquisando, discutindo, criando estratégias e, de alguma forma, se movimentando, para responder às questões é simplesmente prazeroso e gratificante", revela prof. Bruno. De acordo com o docente, a equipe do 3o ano tem participado da OIMSF desde quando ingressaram no Campus  GV, obtendo em 2022 Prata Regional e Estadual, e em 2023 Prata Regional e Nacional.

Premiação

As escolas com equipes premiadas (medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa) receberão, além de um certificado de participação em formato digital, certificados de premiação em formato digital para os estudantes e professores e poderão solicitar medalhas para seus alunos.

Leia também!

Cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática celebra talentos de estudantes de Valadares e região

Estudantes do IFMG conquistam 22 medalhas no Concurso Canguru de Matemática 2024