Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da área de Segurança do Trabalho visitam Aperam

Estudantes da área de Segurança do Trabalho visitam Aperam

publicado: 02/05/2018 08h00, última modificação: 02/05/2018 09h34

Com o propósito de aperfeiçoar a prática profissional, estudantes do 3º ano do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho do IFMG – Campus Governador Valadares participaram, no dia 26 de abril, de uma visita técnica às instalações da usina Aperam South America, na cidade de Timóteo.

O enfoque da visita foi a validação dos processos referentes à saúde e à segurança do trabalho que são desenvolvidos na empresa, buscando relacioná-los com a teoria desenvolvida em sala de aula. Os alunos foram acompanhados pelas professoras Grasiela Coura Alvarenga e Letícia Efrem, responsáveis pelo eixo temático das disciplinas Segurança I e II, Sistema de Gestão Integrada, Gerência de Risco e Princípios da Tecnologia Industrial.

No entendimento das docentes, a visita técnica é de suma importância como recurso metodológico de ensino e deve ser um potencial na educação regular e profissional. “É importante que todos os alunos tenham a oportunidade de conhecer e verificar o funcionamento das empresas da nossa região como forma de rever os conceitos teórico-metodológicos e expressar o diálogo produzido em sala de aula”, explica Grasiela.

Sobre a empresa

Fundada em 1944 com o nome ACESITA, a Aperam South America é produtora integrada de Aços Planos Inoxidáveis e Elétricos, e fabrica também Aços Planos Especiais ao Carbono. Com mais de 2 mil empregados, tem capacidade instalada de 900 mil toneladas de aço líquido. Sua planta industrial conta com dois altos-fornos que utilizam apenas carvão vegetal, como energia renovável, evitando a emissão de 700 mil toneladas de CO2 na atmosfera.