Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de TGA visitam ETE e aterro sanitário de Ipatinga

Estudantes de TGA visitam ETE e aterro sanitário de Ipatinga

publicado: 30/10/2018 12h41, última modificação: 30/10/2018 13h24

Alunos do 3º e 4º período do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA) do IFMG - Campus Governador Valadares tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e o funcionamento do Aterro Sanitário de Ipatinga e a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do bairro Horto, na mesma cidade.

A visita aconteceu na última sexta feira, 26 de outubro, como prática das disciplinas Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos e Gestão e Tratamento de Efluentes Líquidos, sob a condução do prof. Luiz Fernando da Rocha Penna.

Descobertas e aprendizados

Atualmente, o Aterro Sanitário é operado pela empresa Vital Engenharia com licença de operação para 800 toneladas/dia, recebendo resíduos de 15 municípios do Leste de Minas Gerais. Governador Valadares é o que mais contribui com, aproximadamente, 210 toneladas/dia.

Os graduandos puderam observar um pouco como é a operação de um aterro sanitário desse porte, como funciona a compostagem e o tratamento de resíduos de serviço de saúde, de chorume e a construção de uma termelétrica para geração de energia aproveitando o biogás gerado no aterro.

Também conheceram o Centro de Educação Ambiental da empresa onde são realizados trabalhos de conscientização/sensibilização sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos e a importância da participação da população nesse processo.

“A visita foi uma grande oportunidade de verificarmos como funciona na prática a destinação final dos resíduos de forma ambientalmente correta, utilizando área, maquinários e tecnologia que atendem a legislação vigente no país”, comenta o estudante José da Silva Oliveira.

Na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do bairro Horto - operada pela COPASA - os estudantes também puderam observar todo o processo de tratamento preliminar, primário e secundário de esgotos. O sistema de tratamento da ETE é o RAFA - Reator Anaeróbico de Fluxo Ascendente (UASB, sigla em inglês), seguido de um filtro biológico.

Os estudantes puderam observar também as análises periódicas que são feitas para acompanhamento e controle do processo de tratamento de esgotos, como pH e Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). A ETE do Horto tem capacidade de tratamento de 13 litros de esgotos por segundo e atende, aproximadamente, uma população de 15 mil pessoas.

“A visita técnica foi muito importante para o nosso crescimento profissional, possibilitando ver na prática a teoria ensinada em sala de aula. Visitamos o Aterro Sanitário de Ipatinga que é visto como um modelo a ser seguido na disposição final ambientalmente correta dos resíduos sólidos urbanos e a Estação de Tratamento de Esgotos do bairro Horto, em Ipatinga, onde observamos que a mesma possui uma eficiência de 75% da remoção da Demanda Bioquímica de Oxigênio”, ressalta a estudante Talita Jardim do Nascimento.

Para Penna, “as visitas técnicas são muito importantes para os estudantes de Tecnologia em Gestão Ambiental, uma vez que é uma excelente oportunidade de terem contato com essas estruturas tão importantes para o saneamento básico de uma cidade/região e de verem na prática a operação dessa unidades, conhecer suas dificuldades e também suas potencialidades”.