Notícias
Estudantes de três cursos superiores participam de visita técnica no Igam e SGO
Nos dias 12 e 13 de dezembro uma caravana de estudantes do IFMG - Campus Governador Valadares foi recebida em Belo Horizonte por duas das mais importantes instituições que atuam no gerenciamento de recursos hídricos de Minas Gerais: o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). Essa atividade faz parte da estratégia pedagógica adotada nas disciplinas de Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos, ministradas pelo professor Fábio Monteiro Cruz, nos cursos superiores de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil e Tecnologia em Gestão Ambiental.
No primeiro dia da visita (12), o Serviço Geológico do Brasil promoveu, na sede da superintendência regional, um encontro com apresentações acerca do “Monitoramento Hidrológico” e do “Sistema de alerta de risco hidrológico da bacia do Rio Doce”. Além de esclarecer aspectos práticos expostos nas palestras, os técnicos do SGB responderam questionamentos dos estudantes sobre os temas e a atuação da entidade e demonstraram o funcionamento de equipamentos hidrométricos como o molinete hidrológico e ADCP (Acoustic Doppler Current Profiler), utilizados nos procedimentos de medição de vazão em rios.
Já no dia 13/12 foi a Fundação João Pinheiro quem sediou o evento promovido pelo Igam para o grupo de estudantes. A programação foi bastante intensa, tendo ocorrido nos turnos da manhã e tarde. As palestras proferidas por profissionais do órgão abordaram os seguintes assuntos: “Linhas gerais da atuação do Igam e seu papel no Sistema Nacional de Recursos Hídricos, considerando o Estado de Minas Gerais”, “Rede estadual de Monitoramento e estado da arte da qualidade da água em Minas Gerais”, “Rede estadual de Monitoramento e estado da arte da qualidade da água na bacia do Rio Doce”, “Plano Mineiro de Segurança Hídrica” e “Plano Estadual de Recursos Hídricos.
Professor Fábio avalia que "a visita técnica foi bastante intensa e rica, pois além de ter proporcionado aos estudantes a ampliação de seu conhecimento sobre aspectos técnicos específicos da hidrologia e do gerenciamento hídrico, as instituições ainda demonstraram as inúmeras oportunidades de atuação profissional que os engenheiros e tecnólogos formados no IFMG podem ter como profissionais liberais junto ao sistema de recursos hídricos quanto incorporando o quadro funcional das instituições via concurso público".
Ao final do encontro, Igam e SGB enfatizaram a satisfação das instituições em colaborar com a formação dos estudantes e se colocaram à disposição para projetos e planejamento de outras atividades futuras conjuntamente. O docente do IFMG agradeceu o acolhimento e a gentileza de ambos os órgãos em promover as visitas e as palestras e colocou o Campus GV igualmente à disposição para ações e parcerias institucionais.
----------
Texto: prof. Fábio Monteiro Cruz
Edição jornalística: Fernanda Melo