Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes visitam instalações da Usiminas e do aterro sanitário de Ipatinga
conteúdo

Notícias

Estudantes visitam instalações da Usiminas e do aterro sanitário de Ipatinga

Acompanhados dos professores Luiz Penna e Flávio Barony, os graduandos puderam complementar os estudos realizados em sala de aula sobre tratamento de efluentes, licenciamento ambiental, processamento de resíduos, entre outros
publicado: 03/07/2017 11h30, última modificação: 05/07/2017 12h59

Alunos do 3º e 4º período do curso Tecnologia em Gestão Ambiental e do 10º período de Engenharia de Produção do campus participaram, no dia 29 de junho, de uma visita técnica nas instalações da empresa do setor siderúrgico Usiminas e no Aterro Sanitário da cidade de Ipatinga.

Na Usiminas conheceram o Sistema de Gestão Ambiental da empresa, e receberam explicações sobre o processo produtivo, aspectos e impactos ambientais, licenciamento ambiental e condicionantes, certificação ambiental e outros tópicos. Tiveram a oportunidade de conhecer ainda uma das Estações de Tratamento de Efluentes (ETE’s), no caso, efluentes de aços galvanizados. 

“Na visita ao aterro sanitário os estudantes conheceram o funcionamento do empreendimento que é considerado modelo no estado Minas Gerais. O aterro sanitário é gerenciado pela Vital Engenharia e, atualmente, recebe resíduos sólidos urbanos de 12 municípios do leste de Minas Gerais, incluindo o de Governador Valadares, operando com, aproximadamente, 700 toneladas/dia”, explica o Prof. Penna. 

Também acompanharam a operação da unidade de tratamento de resíduos de serviço de saúde (RSS) que trata somente os resíduos dos municípios de Ipatinga e Santana do Paraíso. Ao todo são tratados 700 Kg/dia, além da compostagem que é realizada pela Vital dentro da área do aterro sanitário com as sobras de poda de árvore de Ipatinga, complementado os estudos realizados em sala de aula. 

Prof. Barony destaca que “as visitas são essenciais para a complementação do perfil profissional, haja vista que boa parte dos estudantes não teve vivência em empresas de grande porte. Já sobre o aterro, torna-se importante para o estudante conhecer o impacto social, ambiental e financeiro enfrentado pelo município em função de dispor os resíduos domésticos a mais de 100 Km, e que poderia ser minimizado com a coleta seletiva e com a participação da população, em especial. 

Alex de Oliveira, aluno do 3° período de Gestão Ambiental, comenta que “a visita técnica atingiu os objetivos, pois foi capaz de agregar conhecimento prático sobre o que se vivencia no curso e estimular os estudantes na carreira profissional”.