Notícias
Evento virtual reúne entidades de todo país em prol da ciência
Nesta quinta feira, 7, as redes sociais de importantes entidades brasileiras ligadas à ciência, tecnologia e inovação estarão voltadas para a “Marcha Virtual pela Ciência”, evento organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O movimento tem o objetivo de alertar, por meio de debates e outras atividades transmitidas ao vivo pelo Facebook e Youtube da SBPC, sobre as importantes contribuições da ciência para o combate ao coronavírus. Além disso, a marcha ainda busca ressaltar a importância do investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação.
A abertura do evento acontecerá às 8h e será presidida pelo presidente da SBPC, Prof. Ildeu Moreira. Em seguida, os professores Débora D’Ávila (UFMG), Prof.Leonardo Gabriel (CEFET), Profa. Valéria Raimundo (UFMG) e Prof. Yurj Castelfranchi (UFMG) debaterão sobre a divulgação científica em tempos de pandemia. Na parte da tarde, o tema será "A Ciência no Parlamento" com participação dos professores Valder Seffen Jr (UFU-FORIPES), Prof. Zélia Profeta (Fiocruz Minas), Prof. Beatriz Cerqueira (Dep. Estadual – Presidente da Comissão de Educação e C&T da ALMG) e Profa. Margarida Salomão (Dep. Federal – Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades). Os interessados em interagir com os palestrantes podem acessar a sala virtual pelo link https://zoom.us/j/3089236667
Além disso, dois painéis de debate são as atividades principais do dia. No primeiro deles, realizado das 10 às 12h nas mídias sociais da SBPC, médicos e pesquisadores da área da saúde de importantes universidades do país vão discutir as diretrizes atuais do enfrentamento da Pandemia da Covid-19 no Brasil. Já no segundo encontro, que ocorrerá na parte da tarde, das 15 às 16h30, gestores de entidades ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação conversam sobre os desafios da área no atual momento do país.
Além dos debates, a marcha também propõe a realização de “twitaços” com o objetivo de chamar a atenção da sociedade civil para a importância do direcionamento adequado de recursos para o desenvolvimento da área no Brasil. A mobilização no Twitter acontecerá em dois momentos. O primeiro será realizado de 12 às 12h30, e o segundo, de 18 às 18h30.
Participação do IFMG
Segundo a organização do evento, entidades que queiram participar podem publicar conteúdos em suas redes sociais e promover eventos online que abordem os eixos centrais da marcha. Esse é o caso do IFMG. Segundo Flávia Siqueira, coordenadora da Pesquisa do Instituto, ao longo do dia serão divulgados, por meio das redes sociais da Instituição, conteúdos relacionados à ações desenvolvidas no âmbito do IFMG diretamente ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação.
Além disso, Flávia ainda apresenta outra forma de participação do IFMG. Segundo a coordenadora, docentes e técnicos de diversos campi do Instituto, que trabalham diretamente com pesquisa e projetos científicos, gravaram vídeos destacando ações realizadas nas unidades, como laboratórios de pesquisa, grupos de estudos e projetos de extensão. A série de vídeos já está disponível no IFMG Play, canal do Instituto Federal de Minas Gerais no Youtube.
“O interesse pela participação do IFMG na marcha surgiu a partir da necessidade de mobilizarmos a sociedade, demonstrando a importância do investimento em Ciência e Tecnologia, especialmente no momento emergencial de saúde pública que vivemos”, destaca Flávia. A servidora ressaltou ainda a importância de projetos de pesquisa para o desenvolvimento de áreas como saúde e educação no país.
Alguns campi produziram vídeos sobre pesquisas e atividades extensionistas realizados pelo IFMG. Esse conteúdo pode ser acessado CLICANDO AQUI.
Confira as hashtags para participação nos twitaços
#paCTopelavida
#fiquememcasacomaciencia
Acesse o site da “Marcha Virtual pela Ciência” e conheça os canais oficiais para realização do evento. Site: http://portal.sbpcnet.org.br/marcha-virtual-pela-ciencia/
Marcha pela Ciência em Minas
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UC_Lq80qbzxZP4HaDlozP5dA
Facebook: Facebook.com/marchapelacienciamg
Fonte: Portal IFMG