Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG firma parceria para produzir e doar 22 mil protetores faciais para instituições de saúde
conteúdo

Notícias

IFMG firma parceria para produzir e doar 22 mil protetores faciais para instituições de saúde

IFMG firma parceria para produzir e doar 22 mil protetores faciais para instituições de saúde
por Comunicação publicado: 08/05/2020 16h05, última modificação: 12/05/2020 15h06

Uma ação conjunta que reuniu esforços do poder público e da iniciativa privada, visando ao fortalecimento do combate à Covid-19, vai beneficiar dezenas de instituições de saúde pública em 18 municípios do estado. Em breve, começam a ser distribuídas gratuitamente 22 mil unidades de protetores faciais utilizados por profissionais que atuam no atendimento a pacientes infectados pelo novo coronavírus. A iniciativa do IFMG integra o projeto "Rede de Colaboração” e é realizada via acordo de cooperação com a empresa Sumiriko Indústria de Borrachas, com sede em Mateus Leme, região Metropolitana de Belo Horizonte.

Oficializada em abril, a parceria viabiliza a produção das chamadas máscaras “face shield”, fabricadas em material transparente, que possuem suporte para fixação na cabeça e funcionam como um escudo facial. Enquanto o IFMG vai fornecer os insumos (adquiridos com orçamento próprio e doações de parceiros), a Sumiriko irá trabalhar no projeto do molde e na fabricação do suporte das máscaras.

Os componentes produzidos serão utilizados na montagem do escudo, cuja parte frontal está sendo cortada nos laboratórios do campus do IFMG em Ibirité. A montagem final será realizada pelos beneficiários para que o processo de distribuição seja otimizado. Além disso, de acordo com o pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes Rosa Junior, professor que coordena a iniciativa, ao receberem as doações, as instituições serão instruídas sobre a necessidade de esterilização dos materiais.

“Não será repassado qualquer valor financeiro à empresa, o interesse das partes se restringe à atuação conjunta para cooperar com o SUS, sobretudo no sentido de evitar o desabastecimento de insumos necessários ao atendimento da população. A meta é produzir mil máscaras por dia, considerando a disponibilidade de materiais no mercado e as condições de operação da Sumiriko”, afirma.

Utilização de impressoras 3D

Além dessa parceria, professores e alunos do IFMG estão trabalhando, desde meados de março, na produção de máscaras “face shield” fabricadas em 24 impressoras 3D da própria instituição. De acordo com o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica, Tiago Simão Ferreira, outras 20 máquinas de parceiros também estão em operação. Inicialmente, trabalha-se com a meta de fabricar 1.800 máscaras, número que pode aumentar conforme a demanda.

A iniciativa abrange a participação dos campi Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Sabará e Santa Luzia, além do Polo de Inovação. Os suprimentos utilizados na produção foram adquiridos pelo IFMG e por meio de doação de empresas, prefeituras, entidades estudantis e dos próprios servidores. Todas as impressoras imprimem um suporte padrão utilizado na fixação da máscara na cabeça. Já o corte das placas de material transparente é feito por uma máquina de corte a laser do Campus Ibirité.

face-shield-Piumhi01.jpgSegundo Tiago Simão, todo o projeto foi realizado obedecendo às normas determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele explica que o processo de impressão é lento e, por isso, a distribuição do material tem sido realizada aos poucos, em quantidades menores, conforme as necessidades locais. Unidades de saúde e forças de segurança pública estão recebendo as doações.

“Pra mim, que trabalho no pronto-socorro, onde o risco de contaminação é alto, o protetor nos beneficiou muito. Ele não embaça e é fácil moldar em qualquer cabeça”, declarou a técnica de enfermagem Eliana de Fátima, funcionária da Santa Casa de Misericórdia da cidade de Piumhi, no Centro-oeste de Minas, onde a distribuição foi feita no dia 24 de abril.

“Os protetores protegem de possíveis secreções no ar e são fáceis de adaptar. Agradeço pelo cuidado com os profissionais da linha de frente”, complementou a enfermeira Lívia Graziele Silva. Anilton Carlos Beirigo, enfermeiro que também atua no hospital, ficou satisfeito em receber a doação. “A viseira afastada do rosto proporciona conforto a quem usa óculos e garante a segurança necessária nos procedimentos. O modelo é de fácil ajuste e se molda a uma diversidade de profissionais”, afirmou. 

CONFIRA OUTRAS AÇÕES!

IFMG distribui 4 mil litros de álcool para hospitais e unidades do SUS em Minas

Campus na mídia – ação cooperativa beneficia sistema de saúde com protetores faciais

Protetores faciais são entregues ao Hospital Unimed GV

Projeto de inovação do IFMG atende demanda de EPI’s do sistema de saúde do município

Campus produz protetores faciais em impressora 3D para doar a profissionais da saúde

Fonte: Portal IFMG