Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG oferta 3720 vagas para o vestibular 2021

IFMG oferta 3720 vagas para o vestibular 2021

Confira a relação dos 88 cursos técnicos e de graduação oferecidos em 15 campi do Instituto. O Campus Governador Valadares oferta vagas para quatro cursos técnicos (Integrado e Subsequente) e quatro graduações. Confira! Inscrições abertas até 7 de janeiro pela internet.
publicado: 07/12/2020 12h48, última modificação: 24/12/2020 10h19

O período de inscrições para o vestibular do IFMG segue aberto até 07 de janeiro de 2021. Neste processo seletivo para ingresso de novos alunos no primeiro semestre de 2021, são oferecidas 3.720 vagas em 88 cursos técnicos e de graduação. São oportunidades de estudar gratuitamente, já que o IFMG é uma instituição de ensino pública, vinculada ao Ministério da Educação. Clique aqui e acesse o site de inscrições!

Devido à pandemia de Covid-19, este vestibular está com novidades em relação à seleção dos cursos técnicos. Para manter o distanciamento social, ao invés da tradicional aplicação de provas, será feita a análise do desempenho escolar dos inscritos. Outra mudança diz respeito à oferta de cursos e vagas, que foi dividida em dois momentos. Nesta primeira oferta, 15 dos 18 campi estão participando. As vagas previstas são para as unidades em Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves e São João Evangelista. Em uma segunda oferta, com data a ser definida a partir de fevereiro de 2021, será a vez dos campi de Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia.

Inscrição para cursos técnicos

A oferta do ensino técnico envolve duas modalidades. Para jovens que estão concluindo o Ensino Fundamental, existe a opção do curso técnico integrado ao Ensino Médio, que possibilita a formação técnica simultânea ao ensino regular. Quem já se formou no Ensino Médio, pode optar por um curso técnico subsequente e ter uma formação profissional dentro de, no máximo, dois anos.

Para se inscrever nos cursos integrados, os estudantes deverão providenciar, junto às escolas de origem, documento que comprove o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Já os candidatos que desejam entrar em um curso subsequente deverão apresentar documento contendo as notas em Língua Portuguesa e Matemática do 1º e 2º anos do Ensino Médio. A classificação será processada a partir da média simples das notas obtidas nas duas disciplinas. Para os cursos avaliados por meio de conceitos, foi criada uma tabela de equivalência, que pode ser consultada nos editais.

Processo seletivo da graduação

No caso do vestibular dos cursos de graduação, a seleção será realizada com o aproveitamento das notas de uma das últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018, 2019 ou 2020).

Ações afirmativas

Do total de vagas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham estudado em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência e às vagas destinadas a pessoas com deficiência.

As regras do Processo Seletivo 2021/1 - 1ª oferta estão elencadas em três editais, publicados nesta página, por onde também é realizada a inscrição, a partir da próxima segunda-feira. A taxa de participação é de R$ 25, mas pedidos de isenção podem ser feitos até o dia 16 de dezembro. O prazo para se inscrever termina em 7 de janeiro de 2021. Candidatos surdos que precisarem esclarecer dúvidas devem enviar mensagem para o e-mail vestibular@ifmg.edu.br.

Inscrição para cursos técnicos

Inscrição para cursos de graduação

Site do Processo Seletivo 2021/1

Cursos e vagas - Técnico Integrado ao Ensino Médio