Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Jornalista do IFMG lança livro sobre mentira e manipulação no discurso político
conteúdo

Notícias

Jornalista do IFMG lança livro sobre mentira e manipulação no discurso político

Obra adaptada da tese de doutorado do servidor Joarle Magalhães aponta como o ex-presidente Jair Bolsonaro transformou seus pronunciamentos na TV em um dispositivo para a desinformação.
publicado: 19/08/2025 14h58, última modificação: 19/08/2025 15h00

Como Jair Bolsonaro, durante seu mandato como presidente da República, transformou os pronunciamentos em rede nacional de televisão e rádio em uma arma de manipulação e desinformação para construir versões dos fatos divergentes da realidade? A partir desse questionamento, o jornalista do IFMG, Joarle Magalhães, mergulhou em uma pesquisa acadêmica na área dos Estudos de Linguagens para analisar o discurso político do ex-presidente e, com isso, investigar de que maneira a retórica da extrema direita foi institucionalizada por ele na comunicação oficial do então governo brasileiro.

Os resultados desse trabalho, finalizado em 2024, podem ser conferidos agora no livro “Mentira e manipulação: o discurso do presidente Bolsonaro na TV”, publicado pela Editora Viseu e que será lançado em Belo Horizonte, no sábado, 23 de agosto, às 11h, na Livraria da Rua (Rua Antônio de Albuquerque 913, Savassi).

A obra, adaptada da tese de doutorado do autor, resgata origens e referências que ajudaram a formar o discurso político de Bolsonaro. Ela parte de uma análise minuciosa, desenvolvida com base em metodologias de pesquisa acadêmica, para apontar quais foram as diversas estratégias de linguagem usadas pelo político na intenção de convencer eleitores a acreditar no discurso populista por ele defendido.

O livro aborda episódios como as eleições de 2018, a pandemia da Covid-19, as denúncias de corrupção contra familiares e amigos próximos do ex-presidente, os panelaços contra o governo, o aumento do desmatamento e das queimadas na Amazônia, entre vários outros. Bolsonaro utilizava transmissões obrigatórias em rede nacional para responder a críticas relacionadas à sua atuação e à gestão durante diferentes momentos de crise em seu mandato.

O autor analisa oito pronunciamentos e apresenta um estudo que aponta as influências ideológicas formadoras do então discurso presidencial. Revela, ainda, como imaginários populistas deram sustentação a declarações dadas por um político que buscava legitimar um projeto de poder autoritário e antidemocrático. Com uma abordagem que considera contexto histórico e político, o livro conecta a ascensão da extrema direita no Brasil às influências internacionais do tecnopopulismo, do negacionismo e do neofascismo, propondo uma leitura crítica e esclarecedora dos principais eventos do período.

Com 410 páginas divididas em sete capítulos, “Mentira e manipulação: o discurso do presidente Bolsonaro na TV” está disponível para compra em plataformas digitais como Amazon, Google Play, Estante Virtual e Livraria UmLivro.

Sobre o autor

Mineiro da Zona da Mata, Joarle é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo, pós-graduado em Criação e Produção em Rádio e TV, mestre em Linguística e doutor em Estudos de Linguagens. Pesquisador da área de Análise do Discurso, atuou por alguns anos como repórter em veículos de imprensa de Juiz de Fora. Tornou-se servidor público em 2011. Durante oito anos, trabalhou no Instituto Federal do Sul de Minas, onde foi coordenador-geral de comunicação e chefe de gabinete. Nesse período, participou da organização de eventos e projetos em âmbito nacional e internacional da rede pública de Educação Profissional e Tecnológica. Está há sete anos no IFMG, tendo atuado como diretor de Comunicação entre 2021 e 2023.

Fonte: Portal IFMG