Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota à comunidade

Nota à comunidade

Reitor se manifesta sobre possibilidade de constituição de uma nova instituição pública de ensino superior a partir de campi do IFMG no Vale do Rio Doce.
publicado: 09/02/2023 13h23, última modificação: 09/02/2023 13h39

Em relação à notícia que tem circulado por meio de redes sociais, a respeito de solicitação entregue ao Ministro da Educação visando criar um instituto ou universidade federal no Vale do Rio Doce a partir de unidades do IFMG (conforme matéria veiculada na imprensa local - leia neste link), o reitor Kléber Gonçalves Glória vem a público esclarecer:

1. A Reitoria do IFMG não recebeu qualquer contato ou informação sobre o pleito;

2. Entende-se que este debate, considerando a recente troca de governo e o momento atual do IFMG, é inoportuno, uma vez que iniciativas como essa devem partir de uma ampla discussão com a comunidade acadêmica;

3. O Instituto tem uma gestão central, legalmente constituída, que deveria ser a primeira a ser consultada e envolvida em um pleito dessa natureza.

O reitor reitera a necessidade de amplo debate interno, anterior a qualquer proposta de reordenamento ou outra medida que possa resultar em alteração da constituição do IFMG.

Cumpre informar que a demanda teve encaminhamento anterior, da mesma maneira unilateral e sem comunicação à Reitoria. Na ocasião, o reitor, respaldado por ampla maioria do Colégio de Dirigentes, posicionou-se claramente sobre a necessidade de se conduzir processos como esse de maneira transparente e com ampla participação da comunidade acadêmica do IFMG.

8 de fevereiro de 2023