Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota oficial: impacto do bloqueio orçamentário e limitação financeira no IFMG

Nota oficial: impacto do bloqueio orçamentário e limitação financeira no IFMG

Entenda a situação que afeta a concessão de bolsas e auxílios estudantis, além do pagamento de fornecedores e funcionários terceirizados.
publicado: 07/12/2022 16h37, última modificação: 07/12/2022 16h37

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) vem a público comunicar a toda comunidade alguns impactos dos bloqueios que o Governo Federal realizou no orçamento dos Institutos Federais e Universidades.

Ao longo de todo ano, a gestão do IFMG e a comunidade escolar vêm acompanhando com apreensão os sucessivos bloqueios orçamentários, que estão reduzindo a capacidade de planejamento e execução dos programas institucionais. No dia 28 de novembro de 2022, o Governo Federal efetuou o bloqueio diretamente no financeiro disponível para execução dos compromissos já estabelecidos. Essa ação é diferente dos bloqueios anunciados e realizados ao longo do ano, pois paralisa a instituição.

O financeiro não se refere ao planejamento futuro, mas aos compromissos já assumidos, ou seja, o IFMG deixa de ter capacidade de executar pagamentos. Isso significa que a instituição não poderá, até que a situação se reverta, cumprir o seu compromisso com o pagamento de fornecedores, serviços prestados e também bolsas destinadas aos estudantes e servidores nos projetos de ensino, pesquisa, inovação e extensão, bem como as bolsas da Assistência Estudantil.

Neste momento, o IFMG está impedido de realizar pagamentos. O quadro é muito grave, pois as bolsas têm papel fundamental para a permanência dos estudantes, bem como para a continuidade dos projetos. Haverá impactos profundos na comunidade acadêmica.

Por isso, o IFMG se solidariza com os estudantes, bolsistas, funcionários e fornecedores afetados. Informa que está participando de todas as mobilizações para reverter essa situação que coloca em risco a sobrevivência da instituição. O cenário atual é insustentável e tem que ser revertido o mais breve possível.

Belo Horizonte, 7 de dezembro de 2022