Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor de História do Campus participa de documentário da SBPC sobre a Mata Atlântica
conteúdo

Notícias

Professor de História do Campus participa de documentário da SBPC sobre a Mata Atlântica

No vídeo, produzido em parceria com a Univale TV, Lenício Marinho explica o processo de ocupação e colonização da região e como se deu a exploração da mata atlântica com a chegada da fronteira do carvão
publicado: 08/11/2023 11h34, última modificação: 08/11/2023 13h17

Lenício Dutra Marinho Júnior, professor de História do IFMG - Campus Governador Valadares, é um dos pesquisadores que integram o documentário ambiental Mata Atlântica: tesouro biodiverso do Brasil, realizado pela Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência (SBPC) em parceria com a Univale TV. A produção revela a exuberância e a necessidade urgente de conservação da Mata Atlântica, segundo bioma mais ameaçado de extinção do planeta Terra.

Em sua participação, professor Lenício explica como se deu o processo de colonização e ocupação da região do Médio Rio Doce, em Minas Gerais, uma das últimas áreas do sudeste brasileiro a ser efetivamente explorada. Destaca ainda as transformações ocorridas na região a partir do início do século XX, em especial em decorrência da fronteira do carvão com os consequentes efeitos da atividade siderúrgica para a produção de ferro e aço.

O pesquisador conclui que “a mata atlântica foi decisiva para o desenvolvimento do Vale do Rio Doce e do Vale do Aço, especialmente para se transformar num pólo siderúrgico como ainda é hoje”. As análises são fruto da sua tese de doutorado intitulada “A fronteira do carvão: impactos socioambientais da siderurgia no Vale do Rio Doce, século XX”, defendida em 2022 pelo Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (Dinter/UFSC/Univale).

Outras participações

Para as gravações e entrevistas do documentário, a equipe de jornalismo da Univale TV percorreu um raio de 300 Km, do Vale do Aço a Aimorés (MG). O vídeo exibe as belezas naturais do terceiro maior complexo de lagos do país, os povos originários, projetos de reflorestamento e os desafios de reservas relevantes internacionalmente. Traz também imagens inéditas sobre a Mata Atlântica no Médio Rio Doce e conta com um olhar criterioso de pesquisadores do Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT/Univale), o Observatório Integrado do Território (OBIT), Doutorado Dinter/Univale e a UFMG.  

Documentário Mata Atlântica_SBPCO documentário “Mata Atlântica: tesouro biodiverso do Brasil” compõe a 4ª edição da Revista Ciência & Cultura, edição 2023 - Biomas Brasileiros.

O vídeo completo já está disponível no canal da revista “Ciência & Cultura” no Youtube. 
Clique aqui para assistir!