Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de pesquisa do campus é premiado em congresso internacional

Projeto de pesquisa do campus é premiado em congresso internacional

O estudo na área de polímeros naturais, desenvolvido por um professor da área de química e dois egressos do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFMG-GV, foi apresentado na forma de pôster sendo agraciado com o segundo lugar
publicado: 03/07/2017 09h27, última modificação: 05/07/2017 12h59

“Usando FDA para entender os efeitos da composição dos filmes biodegradáveis de amido de milho e extratos da flora brasileira” é o título do trabalho desenvolvido no campus que conquistou o segundo lugar no ICNP Rio – 2017 (Fifth Conference on Natural Polymers, Biopolymers and Biomaterials: Applications from macro to nanoscale).

O responsável pela pesquisa, professor Tonimar Senra, explica a felicidade que teve ao receber a premiação. “É uma grande vitória ter o seu trabalho entre os três melhores em um evento onde estavam presentes excelentes trabalhos desenvolvidos em importantes instituições nacionais e internacionais. Isso nos motiva a continuar a buscar sempre mais”.

O professor destaca ainda o empenho dos alunos João Paulo Silva e Leonardo Lapa que tiveram interesse em dar continuidade ao projeto desenvolvido na Feira de Ciências do campus de 2016, contribuindo para que o mesmo pudesse ser apresentado no ICNP 2017. Os estudantes se formaram no início de 2017 no curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Instituto.

Sobre o evento

Realizado entre os dias 07 a 09 de junho, na cidade do Rio de Janeiro, a Conferência teve como principal objetivo reunir pesquisadores/professores com formações diversificadas (químicos, físicos, biólogos e engenheiros) e que trabalham sobre a mesma temática: aplicar polímeros naturais na produção de novos materiais que poderão ser utilizados na área médica, automobilística, construção civil, aeroespacial, computacional, entre outras.

Contou com a participação de professores e pesquisadores de países como Brasil, Argentina, Panamá, França, Alemanha, Índia, Tunísia, entre outros. Além da presença de estudantes de mestrado e doutorado de renomadas universidades brasileiras, como a USP, UNICAMP, UFMG e UFRJ.

Tonimar ressalta a importância de participar de eventos desse porte. “É um momento em que podemos ter contato com as novas tendências e linhas de pesquisas que estão sendo feitas em todo o mundo voltadas para temática dos polímeros naturais. Além disso, nesses eventos temos a possibilidade de criar “networks”, o que nos permite desenvolver novas parcerias/colaborações com outros pesquisadores e, assim, podemos ter a condição de desenvolver pesquisas com maior qualidade”.