Notícias
Roda de Conversa discute aula expositiva dialogada
“A aula expositiva dialogada em uma perspectiva freiriana” é a pauta do próximo encontro do projeto Roda de Conversa, que acontece em 29 de maio, de 17h30 às 18h30, no auditório Campus. A atividade é voltada para docentes e técnicos-administrativos do IFMG - Campus Governador Valadares. Profissionais e demais interessados da comunidade externa também são bem-vindas.
O texto, extraído do livro Revolucionando a Sala de Aula - Como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem, se propõe a refletir, entre outros pontos, sobre os princípios que sustentam essa estratégia de ensino; quem são os personagens/protagonistas aprendentes; e problematizações sobre as possibilidades e limitações desse tipo de prática.
Dinâmica dos trabalhos
A decisão de que ao longo de 2018 seriam discutidos temas do livro citado acima se deu na última Roda de Conversa de 2017, em novembro. No mês de abril de 2018 foi feito um levantamento de interesse nos temas para definir quais capítulos eram prioridade para estudo e a sequência que seriam abordados. O resultado deste levantamento foi apresentado no primeiro encontro de 2018, realizado em 2 de maio. Na ocasião foi acordado entre os presentes que um grupo de três pessoas assumiria a leitura de um capítulo para apresentação nas próximas reuniões. E também que seria criado um canal no Google ClassRoom para promover a interação entre os participantes e disponibilizar as tarefas. Interessados em participar devem enviar e-mail para coped.gv@ifmg.edu.br.
Programe-se!
Confira o calendário dos próximos encontros do Roda de Conversa que acontecem sempre de 17h30 às 18h30.
20/06 - Debate: uma técnica de ensino voltada à pluralidade de pontos de vista
02/07 - Filmes no processo de ensino e aprendizagem
Saiba mais!
O projeto Roda de Conversa tem como objetivo promover a discussão de temas próprios do cotidiano escolar, mais especificamente da sala de aula. Tem acontecido no Campus nos fins de tarde, uma vez por mês. A participação é livre e espontânea. A estreia do projeto se deu no dia 24 de outubro de 2017 e teve como tema a “Sala de Aula Invertida”. É realizado pela Direção de Ensino, Coordenação Pedagógica (COPED) e Setor de Atendimento ao Estudante (SAE). A coordenação é feita pela pedagoga Clara Agostini.