Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Simulado oficial do Enem já está disponível no aplicativo do exame

Simulado oficial do Enem já está disponível no aplicativo do exame

Aplicativo gratuito pode ser baixado em sistemas Android ou iOS. Iniciativa visa reduzir impacto da suspensão de aulas presenciais disponibilizando materiais de estudo, questões e gabaritos.
por Comunicação publicado: 24/07/2020 09h52, última modificação: 24/07/2020 09h52

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) agora oferece um simulado oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ajudar na preparação dos inscritos. O simulado utiliza conceitos de gamificação e pode ser acessado pelo aplicativo do Enem, em celular ou tablet. Quem já tem o app precisa atualizá-lo. O aplicativo do Enem está disponível nas plataformas Android e iOS.

Com o simulado, o Inep amplia as opções de preparação dos participantes, que poderão estudar em uma plataforma do próprio instituto. O simulado do Inep ganha ainda mais relevância neste momento de interrupção de aulas presenciais. A interação também ficou facilitada pela linguagem mais amigável da nova versão do aplicativo. A proposta é que o usuário tenha em mãos uma ferramenta simples, com informações de qualidade, certificada pelos profissionais da área pedagógica do Inep.

O simulado usa questões das próprias provas do Enem. Inicialmente, é possível testar os conhecimentos com as questões de 2012 e 2013. Em breve, o simulado será ampliado, com a inclusão das questões das edições de 2014 a 2017. Também será disponibilizada uma versão do simulado em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio das questões da videoprova em Libras.

O usuário precisa escolher entre as quatro áreas de conhecimento do Enem e fazer questões específicas. O aplicativo sinaliza quais itens foram marcados de forma correta pelo participante. Em uma evolução do simulado, em breve, serão incorporadas justificativas sobre por que a opção selecionada está certa ou errada.

Gamificação – O objetivo do Inep, ao lançar um simulado do Enem, é auxiliar os estudantes na preparação para o exame. Com a iniciativa, os inscritos poderão se familiarizar com o tipo de questão utilizada no Enem. Além disso, para que testem seus conhecimentos, os usuários serão estimulados pelos recursos de gamificação. Será possível conquistar XPs, medalhas e subir de nível, além de ganhar status variados: Estudante Nota 1, Guru da Matemática, Senhor Enem, entre outros.

Facilidades – O aplicativo do Enem continua sendo um meio de acesso rápido às informações que o participante precisa para acompanhar as novidades sobre todas as etapas do exame, que começam com a publicação do edital, passam pela realização do Enem e seguem até a disponibilização da vista pedagógica da redação. Além disso, o app é um importante instrumento de consulta, em que o participante confere a situação da inscrição, visualiza o seu local de provas, gabaritos e até os resultados.

Materiais de estudo – O simulado permitirá um aprofundamento dos participantes, professores e estudantes em geral, e complementará outros materiais de estudo que o Inep já disponibiliza. No primeiro semestre, o Inep divulgou, de forma inédita, as apostilas de capacitação dos corretores de redação, elaboradas para a edição de 2019. O material, direcionado e até então restrito aos corretores, detalha os critérios levados em consideração na correção dos textos. O Inep também publica, todos os anos, a Redação no Enem – Cartilha do Participante. Todas as provas do exame, inclusive as acessíveis, também estão disponíveis para download no portal, juntamente com o respectivo gabarito. Além disso, participantes surdos têm todas as questões das videoprovas à disposição na plataforma Enem em Libras.

Enem – Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica e é porta de acesso para a educação superior. Os participantes fazem provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que, ao todo, somam 180 questões, além da redação. O exame em plataforma digital será implantado nesta edição, em aplicação-piloto. A previsão é que a consolidação do Enem Digital ocorra em 2026. A estrutura do exame será igual à da versão impressa.

Baixe a atualização do aplicativo na App Store ou na Google Play.

Fonte: Ministério da Educação - MEC