Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Trabalho articulado entre a Reitoria e os campi possibilita atualização da estrutura organizacional em sistemas de governo e internos de gestão
conteúdo

Notícias

Trabalho articulado entre a Reitoria e os campi possibilita atualização da estrutura organizacional em sistemas de governo e internos de gestão

Projeto prevê atualização da Estrutura Organizacional, do Regimento Geral e dos Regimentos Internos dos campi. As atividades são coordenadas por comissão central e envolvem plena articulação entre Reitoria e unidades.
publicado: 15/12/2020 13h08, última modificação: 15/12/2020 13h08

Está andamento o processo de atualização da Estrutura Organizacional do IFMG, que tem como principal objetivo promover efetiva articulação entre a organização administrativa da Reitoria e dos campi. A ação prevê, ainda, atualização do Regimento Geral e dos Regimentos internos das unidades.

A iniciativa pretende prover o IFMG de uma estrutura descentralizada e articulada que dê subsídios à identidade institucional. Isso significa, também, valorizar a autonomia dos campi na operacionalização de suas atividades.

Os trabalhos têm como foco a participação ativa dos campi, por meio de representação tanto no Colégio de Dirigentes quanto em uma Comissão Central.

Comissão Central

Como medida prioritária, foi instituída, em 10 de março, a Portaria nº 296, a qual criou e designou os membros da Comissão Central de Atualização da Estrutura Organizacional e de Apoio para a Elaboração e Tramitação dos Regimentos do IFMG. A comissão conta com representantes das pró-reitorias, diretorias, Gabinete, Assessoria Jurídica, polo de inovação e também dos campi (ainda em fase de organização).

Vale destacar que, ao longo do processo, os representantes dos campi serão indicados pelo Colégio de Dirigentes e incluídos na comissão por meio de portaria específica. Tais membros serão os interlocutores da composição central com os demais dirigentes na proposição de modelos de estruturas e regimentos por tipologia de campus (ver Portaria nº 246, de 15 de abril de 2016).

Segundo o diretor de Desenvolvimento Institucional (DDI) e presidente da Comissão Central, Wilson José Vieira da Costa, “o projeto tem importância estratégica porque fortalece a identidade institucional e a organização administrativa do IFMG. Além disso, mantém a Instituição alinhada com as ações de modernização dos sistemas de informações organizacionais da Administração Pública Federal, por meio da integração dos dados do Siorg com os sistemas de governo e sistemas internos de gestão”, destaca.

Após a finalização dos trabalhos da Comissão Central, as estruturas organizacionais da Reitoria e dos campi serão tramitadas no Conselho Superior (Consup), conforme está previsto no Estatuto do IFMG.

Siorg

Todas as atividades de desenvolvimento organizacional dos órgãos e entidades da administração pública federal são organizadas sob a forma de um sistema, denominado Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal (Siorg). Nele estão dispostas, em forma de cadastro, as seguintes informações do IFMG: estruturas, competências, cargos em comissão e funções de confiança, regimento interno, além de endereços e contatos institucionais.

Sendo assim, o processo atualmente em andamento no IFMG, de atualização da Estrutura Organizacional e dos regimentos, será devidamente incluído no Siorg. Isso para atender às exigências do Decreto nº 9.739, 28 de março de 2019. Manter uma estrutura organizacional atualizada no sistema implica em garantir a integração e o padrão nas ações das unidades descentralizadas (campi).

O Siorg está fundamentado no Decreto-lei nº 200/1967, como sistema de atividade auxiliar da administração federal, no âmbito do qual se estabelecem relações de coordenação, articulação e supervisão técnica e normativa sobre os ministérios, autarquias e fundações.

Repositório eletrônico

Uma das ações previstas pela Comissão Central é a criação de repositório eletrônico e identidade visual para o projeto. Coube à Diretoria de Comunicação viabilizar as informações em um site específico para tal fim, que reúne dados como documentos aprovados e norteadores no IFMG, legislação referencial, canais para contato e relacionamento, além de notícias relacionadas ao tema.

Fonte: Portal Reitoria/IFMG