conteúdo

Apresentação

publicado 31/01/2020 17h00, última modificação 10/09/2020 11h19

 

 

A Diretoria de Desenvolvimento Institucional – DDI – do IFMG atua de forma coordenada, articulando estrategicamente suas ações para apoiar o processo decisório da atuação institucional em Ensino, Pesquisa e Extensão. Essas são as três dimensões indissociáveis da Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Por conta de seu importante papel agregador, a DDI tende a promover efeito sinérgico junto às pró-Reitorias e também aos campi, agentes responsáveis pelas três atividades finalísticas. 

Diante deste cenário, a DDI assume o papel de prospectar e captar projetos a serem executados pelo Instituto, sempre alinhados com a estratégia organizacional. Assim, torna-se relevante canal de melhoramento, contribuindo para o cumprimento das finalidades e objetivos institucionais. Atua como escritório de projetos em ações relacionadas a Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização. 

Além dos projetos de inovação externa, que visam à proposição de solução para problemas de instituições parceiras demandantes, a DDI deve propor alternativas organizacionais, visando à contínua inovação de práticas gerenciais do Instituto e manter intercâmbio com estruturas organizacionais congêneres nacionais e internacionais, de modo a possibilitar o aprendizado mútuo e o desenvolvimento de ações em conjunto. 

É ainda competência da DDI, coordenar e supervisionar ações relacionadas ao levantamento, diagnóstico e análise de indicadores de desempenho, dados e estatísticas do IFMG, disponibilizando-os na forma de conhecimento estratégico.

Atualmente, a DDI também coordena a Política de Educação a Distância (EaD) do IFMG em parceria com as Pró-reitorias de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e Extensão. As ações desenvolvidas pela DDI no campo da EaD são operacionalizadas pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e sua Coordenadoria (CNEaD).  Estão entre as principais competências da DDI e NEAD no campo da Educação a Distância, propor políticas de institucionalização da EaD no IFMG, regulamentar, normatizar e gerir processos da área e apoiar e assessorar aos diversos agentes da Instituição na implantação de projetos, programas e cursos no âmbito da modalidade.