Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 10º Encontro Esportivo do IFMG começa no dia 8 de outubro
conteúdo

Notícias

10º Encontro Esportivo do IFMG começa no dia 8 de outubro

publicado: 05/10/2018 15h42, última modificação: 14/12/2018 11h36

Uma reunião técnica ocorrida na última quinta-feira, dia 04 de outubro, definiu  as tabelas e a programação dos jogos e provas de todas as modalidades do 10º Encontro Esportivo do IFMG. Realizado presencialmente e por meio de videoconferência, o evento reuniu representantes locais de todas as delegações  participantes dos jogos.

Essa reunião foi a última etapa de planejamento e organização do Encontro, que já têm a participação confirmada de 13 delegações e mais de 700 participantes, entre alunos e servidores.  Em sua 10ª edição, o Encontro Esportivo do IFMG começa na próxima segunda, 8 de outubro, com as competições de Atletismo (realizadas no Complexo Esportivo da Puc Minas). As demais modalidades, bem como a abertura oficial dos jogos, acontecem no Sesc Venda Nova, que sediará o evento até o dia 11/10.

“O Encontro era uma etapa seletiva para os Jogos dos Institutos Federais (JIF) e agora tornou-se um festival esportivo, algo mais festivo mesmo. Buscamos a ampliação do direito à participação nas práticas esportivas por todos os estudantes”, explica Mauro Fernandes, professor de Educação Física do Campus Betim e integrante do Grupo de Professores de Educação Física, responsável pela organização do evento. Ao contrário do que geralmente acontece em competições esportivas, a distribuição das medalhas vai seguir um outro padrão.  Ouro, prata e bronze serão substituídas por uma única medalha, dada a todos os atletas pela participação nos jogos.

Essa mudança de foco , da competição para a participação, transpassa, inclusive o Âmbito as modalidades esportivas e introduzirá outras práticas corporais ao evento. São atividades que também acontecem nos projetos de Extensão, como dança, artes cênicas e música, intervenções vão acontecer na abertura dos jogos, nos horários de almoço a ao final dos dias de competições.

Com tantas atividades e alunos e servidores envolvidos, a organização  espera que o Encontro Esportivo seja um grande evento. “Nossa expectativa é a melhor possível. Organizar tudo foi um trabalho árduo e coletivo, devido aos elementos burocráticos, como alimentação, hospedagem, dentre outras necessidades dos alunos participantes. Para isso, foi fundamental  o apoio que tivemos das diretorias dos campi e também da Pró-Reitoria de Extensão.

Outras atividades

 Para contemplar não só as práticas esportivas, mas também outras práticas corporais que também acontecem nos projetos de Extensão do s campi, como dança, artes cênicas, música. Essas intervenções vão acontecer na abertura dos jogos, nos horários de almoço a ao final dos dias de competições

  

Programa de Esporte e Lazer do IFMG

Esta 10ª edição  também marca a inserção do Encontro Esportivo do IFMG em algo maior: o Programa de Esporte e Lazer do IFMG (Piel), projeto da pró-Reitoria de Extensão que engloba várias atividades, todas coordenadas por grupos de trabalho multicampi.

Saiba mais sobre o Piel

registrado em: