Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Certificação Enem/Encceja > Perguntas Frequentes ENEM
conteúdo

Perguntas Frequentes ENEM

publicado 20/04/2018 08h51, última modificação 01/09/2022 10h14

enem-banner-outracor.jpg

Quem pode solicitar o certificado ou a declaração pelo IFMG?
De acordo com o Guia de Certificação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os participantes que não indicaram, no ato da inscrição, interesse pela certificação (ou pela declaração parcial de proficiência) possuem, mesmo assim, direito a apresentar a solicitação diretamente às instituições certificadoras, desde que atendam aos requisitos previstos na LDB e no processo de certificação estabelecido por cada instituição certificadora. Neste sentido, qualquer participante das edições do Enem, entre os anos de 2009 e 2016, que tenham obtido as notas mínimas podem solicitar o certificado ou a declaração pelo IFMG.

Quais são as áreas do conhecimento do ensino médio avaliadas pelo Enem e quais são as disciplinas pertencentes a cada área?

- O Enem avalia quatro grandes áreas do ensino médio:

I) Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);

II) Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);

III) Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física); e

IV) Matemática e suas Tecnologias (Matemática).

Os resultados do Enem 2017 podem ser utilizados para certificação do Ensino Médio ou para obtenção de declaração de proficiência em alguma área do conhecimento?

Não. A partir de 2017, o Encceja é o exame nacional utilizado para estes fins.

Qual a diferença entre o certificado de conclusão do ensino médio e a declaração de proficiência?

O certificado de conclusão é o documento que comprova que o interessado já completou o ensino médio, ou seja, que já concluiu os estudos nas quatro áreas de conhecimento do ensino médio. Já a declaração de proficiência é o documento que comprova a conclusão dos estudos em uma, duas ou três áreas do conhecimento.

Quando posso solicitar meu certificado de conclusão ou minha declaração de proficiência em um dos campi certificadores do IFMG?

Os documentos podem ser solicitados em qualquer época do ano, respeitando-se os horários e dias de atendimento de cada campus. 

Existe um prazo final para solicitar meu certificado de conclusão ou minha declaração de proficiência?

Não. O participante do Enem que tenha obtido as pontuações mínimas exigidas no edital para a certificação de conclusão ou para a declaração de proficiência não perderá esse direito. 

Mais informações sobre o Enem podem ser obtidas no site do Inep (clique aqui).