Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Certificação Enem/Encceja
conteúdo

Certificação Enem/Encceja

publicado 18/07/2022 16h39, última modificação 13/05/2025 11h43

Certificação Encceja

 

Jovens e adultos que realizaram com êxito o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), podem obter o Certificado ou a Declaração Parcial. O IFMG, desde 2017, tornou-se  uma instituição certificadora.

Se o candidato indicou o IFMG ou a Secretaria Municipal de Educação de Minas Gerais como unidade certificadora, basta clicar no botão "Solicitar Certificação Via ENCCEJA", inserir seus dados e aguardar o tempo necessário para o processamento das informações. Confira as outras opções nos menus abaixo:

 

 

Se você não indicou o IFMG ou a Secretaria Municipal de Educação de Minas Gerais como unidade certificadora, basta que nos envie o extrado de notas obtidas, enviado para o candidato por ocasião da divulgação dos resultados para o e-mail encceja.reitoria@ifmg.edu.br para que possamos incluir seus dados no sistema.

Assim que seus dados forem processados enviaremos um aviso para que você faça a solicitação seguindo os passos acima descritos.

 

Certificação Enem

 

Se você fez o ENEM até o ano de 2016, você pode solicitar a certificação de ensino médio com o aproveitamento das notas obtidas pelo exame. Esta certificação é um documento que reconhece oficialmente que o estudante cumpriu todas as áreas de conhecimento avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Na prática, tem o mesmo valor que um certificado de conclusão do ensino médio. 

Para solicitar esta certificação, envie os seguintes documentos para o e-mail encceja.reitoria@ifmg.edu.br:

  • Identidade;
  • CPF;
  • O extrado de notas obtidas, de todos os exames prestados, enviado para o candidato por ocasião da divulgação dos resultados.

 

Estes documentos devem ser enviados originais no formato PDF ou devidamente escaneados no fosnato PDF. Não serão aceitos prints de tela ou documentos enviados a partir de conversão de outros formatos.

Se você fez prova em várias edições do ENEM, envie todos os extratos que você possui. Com os dados em mãos eles serão incluídos em nosso sistema.

Assim que seus dados forem processados enviaremos um aviso para que você faça a solicitação seguindo os passos descritos para a solicitação ENCCEJA. 

 

 

Certificação com base nas notas ENEM/ENCCEJA

 

Se você realizou as provas do ENEM até o ano de 2016, e depois realizou o exame do ENCCEJA (a partir do ano de 2017) em qualquer outro ano, você pode solicitar o certificado tendo por base as notas obtidas nos dois exames. Para isto envie os seguintes documentos para o e-mail encceja.reitoria@ifmg.edu.br:


    • Identidade;
    • CPF;
    • O extrato de notas obtidas, de todos os exames prestados, enviado para o candidato por ocasião da divulgação dos resultados.

 

Segunda Via de Certificados

 

Se você você já obteve o certificado através de nosso sistema e necessita pedir outra via, não é necessário se fazer nova solicitação. Basta seguir as instruções contidas link abaixo:

 

Obter segunda via certificado

 

Mas o candidato obteve o certificado ainda no formato impresso, é necessário que nos sejam enviados os seguintes documentos para o e-mail encceja.reitoria@ifmg.edu.br:

 

  • Identidade;
  • CPF;
  • O extrato de notas obtidas, de todos os exames prestados, enviado para o candidato por ocasião da divulgação dos resultados.

 

 Sobre a Certificação ENEM/ENCCEJA

 

Desde o ano de 2022 o Certificado de Conclusão do Ensino Médio (obtidos através das provas ENEM ou ENCCEJA) é emitido exclusivamente no formato digital (mesmo que o candidato possua a versão impressa), não havendo mais a versão física do documento. Ele é assinado digitalmente e possui chave de autenticação para verificação de autenticidade.

Para verificar a autenticidade do documento, clique no botão "Verificar Autenticidade", localizado no início da página.

Na janela que se abrir, clique em "Verificação de autenticação de documento via SUAP" e em "Tipo de Documento" escolha a opção "Certificado INEP" e insira o código de verificação. Responda ao Captcha e clique em "Enviar".

Você será redirecionado para uma janela com os dados da autenticação.

  

Dúvidas

 

As dúvidas devem ser enviadas para o e-mail encceja.reitoria@ifmg.edu.br. 

  

 

LINKS RELEVANTES:

- Inep | Clique Aqui

- Enem | Clique Aqui

- Encceja | Clique Aqui